Educação de qualidade e para todos!
Serra da Saudade está realizando uma revolução positiva no setor educacional. A Secretaria de Educação por meio de seu secretário Ivan está desenvolvendo um trabalho voltado para a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E PARA TODOS, e tem como meta investir na valorização dos profissionais da educação. O resultado é um excelente retorno no trabalho com as crianças e jovens do Ensino fundamental.
Destaque para algumas ações desenvolvidas pelos professores, alunos e Equipe da Escola Municipal “Luís Machado Filho”, com o total apoio da Secretaria Municipal de Educação são a capacitação dos professores.
Capacitação dos professores no Gestar II de Português e Matemática
O GESTAR II é um programa de formação continuada de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental. É uma iniciativa do MEC/FNDE numa parceria com as Prefeituras Municipais e Secretarias Municipais de Educação. Apesar de ser um programa voltado para professores do nível II do Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal de Educação estendeu o programa a todos os professores da Rede Municipal de Ensino, incluindo os profissionais da Educação Infantil e demais profissionais que ainda não estão em sala de aula.
Não bastasse este incentivo, a Prefeitura Municipal ainda, repassa aos profissionais que participam destes dois programas o equivalente a 02 aulas por cada dia de curso realizado, sendo 01 dia para cada curso por semana. O objetivo desta iniciativa é o aperfeiçoamento dos profissionais da educação, visando a formação de professores mais experientes e dedicados para trabalhar com nossas crianças e jovens, além de possibilitar um ganho extra para os participantes.
Serra da Saudade é o único município da região a participar deste programa e incentivar seus profissionais a participarem com entusiasmo e carinho. O GESTAR II de Português é coordenado pela professora e Vice-Diretora da Escola Municipal “Luís Machado Filho”, Professora Jalma e o GESTAR II de Matemática é coordenado pelo professor de Matemática, Claudiane, carinhosamente chamado de KK pelos alunos e colegas de serviço.
Capacitação de professores no pró-letramento de português e matemática
Assim como o GESTAR II, o Pró-Letramento também é um curso de capacitação continuada de professores, porém, está voltado para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este segue os mesmos critérios, sendo uma iniciativa do Governo Federal, numa parceria com Prefeitura e Secretarias Municipais de Educação.
Seguindo os mesmo critérios, a Secretaria Municipal de Educação também estendeu o curso aos profissionais dos Anos Finais do Ensino Fundamental e à Educação Infantil, além de possibilitar que profissionais de outras áreas também participem desta capacitação. As atividades são desenvolvidas por todos e, os professores regentes de turma, têm a oportunidade de levar para sala de aula os conhecimentos adquiridos no curso.
O Pró-Letramento de Português é monitorado pela Professora Rosimeire que também é Diretora da Escola Municipal “Luís Machado Filho”, e o Pró-Letramento de Matemática é coordenado pela professora Norma. Capacitação continuada é a melhor possibilidade de aprendizagem e troca de experiências pelos professores.
Comemoração do Dia do Pau-brasil
Os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal “Luís Machado Filho”, e a professora da turma, Maria José, deram um exemplo de cidadania e resgate da história brasileira ao comemorarem o dia do pau-brasil A comemoração foi no dia 03 de março, o dia da árvore que deu origem ao nome de nosso país.
A Secretaria Municipal de Educação, através do seu Secretário, Professor Ivan e a funcionária Kênia, do setor do meio ambiente do município conseguiram junto à Prefeitura de Luz, três exemplares de mudas da árvore que foram plantadas pelos alunos, sendo duas plantadas na própria escola e uma plantada nos jardins da Câmara Municipal de Serra da Saudade. Não só o resgate da história, como também a proteção do meio ambiente foram trabalhados com esta iniciativa. Exemplos como este deveriam ser seguido por diversos setores municipais.
Dia Mundial da Água
Os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental, com iniciativa da professora de Geografia da Escola Municipal “Luís Machado Filho”, Miriam Inês, desenvolveram um trabalho sobre a água em nosso planeta. Os alunos mostraram através de garrafas pet cheias de água a quantidade de água existente em nosso país, ressaltando a pouquíssima quantidade de água doce em condições de uso pelos seres humanos.
Os alunos tiveram a oportunidade de mostrar seu trabalho aos colegas da escola, destacando a importância da economia de água e evitar o desperdício de água portável. Técnicos da COPASA estivem presentes ao evento e deram ponto positivo para a iniciativa da professora e dos alunos. É a educação de Serra da Saudade, preocupada com o futuro de nosso planeta.
Inclusão Digital
Outra importante parceria dentro do município de Serra da Saudade é o projeto de inclusão digital, o Telecentro. A parceria envolve o Ministério das Comunicações, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Educação.
O Telecentro de Serra da Saudade está localizado dentro da Escola Municipal “Luís Machado Filho” e está equipada com onze computadores ligados em rede e à impressora. Possui dois monitores que acompanham e ajudam no desenvolvimento dos usuários.
Apesar de oferecer acesso a comunidade, o Telecentro é mais utilizado por alunos que desenvolvem aulas práticas de digitação, internet, além de terem acesso aos mais diversos sites de comunicação e pesquisa do mercado.
O Telecentro fica aberto de 08:00 às 20:00 horas e tem o controle da Secretaria Municipal de Educação. Este projeto integra a comunidade de Serra da Saudade ao mundo.
Reunião de Conselhos Escolares
Foi realizada no último dia 15 de março, a reunião do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, CAE, do município de Serra da Saudade. Os objetivos da reunião foram a análise e aprovação do cardápio escolar, análise e aprovação das Contas do Exercício de 2009, dentre outras atividades. A reunião, presidida por Norma Lúcia de Jesus, foi realizada na sede do Telecentro, e contou com a participação dos conselheiros, e do secretário municipal de educação, professor Ivan de Oliveira. Após analisarem a documentação do Conselho por unanimidade aprovaram as aplicações das verbas do FNDE na Alimentação Escolar.
No relatório, os conselheiros fizeram questão de destacar a ótima qualidade da alimentação servida aos alunos da Escola Municipal “Luís Machado Filho” e do CEMEI, Menino Jesus. Destacaram também a organização, limpeza e hábitos de higiene na preparação dos alimentos. Quanto ao cardápio, recheado com frutas, gelatinas, verduras, legumes, carnes variadas, arroz e feijão, dentre outras, foi aprovado com louvor. No final da reunião, os conselheiros puderam se deliciar da comida servida aos alunos.