12/04 - Festa de São Sebastião celebra cultura e religiosidade
Festa de São Sebastião celebra cultura e religiosidade
Festa de São Sebastião 2016
A Festa de São Sebastião já é comemorada há anos em Serra da Saudade. Alguns não sabem exatamente quando e como começou, mas, dizem que ela vem sendo uma fonte de fé para os fiéis a cada ano.
Inventariada pelo Patrimônio Cultural de Serra da Saudade, a Festa de São Sebastião teve como programação em 2016, começando com a novena no dia 29 de março na Igreja N. Senhora do Carmo até o dia 6 de abril.
Nos dias 7, 8 e 9 de abril, houve o tríduo, que são as três missas sequenciais, que também já vem fazendo parte da programação há algum tempo.
De acordo com uma das organizadoras do evento, Edmara Bernardes, a cavalgada foi introduzida nas festividades, cerca de 14 anos, com a iniciativa da comissão organizadora na época, formada por Ildesson Raimundo Bernardo, Aparecida Rosa, Aparecida Cardoso, Cecília Geralda Faustino Silva, e o padre da Diocese de Luz, Vander.
Já a carreata de bois, veio a fazer parte da Festa somente há cerca de cinco anos e foi uma iniciativa de Orlando Corrêa e Mateus Ferreira.
No dia 9 de abril, houve a procissão de São Sebastião, saindo da Praça Ademar Ribeiro em direção à igreja Nossa Senhora do Carmo.
Dia 10 de abril, cavalgada e saída dos carreiros da fazenda Bagaço, de Antônio Idelfonso Araújo, (Tuti), em direção à igreja, onde houve a bênção do padre.
Ao meio dia, o almoço foi servido aos visitantes. Segundo Bernardes, a comissão arrecada alimentos na região, com o objetivo de obter fundos para a obras da igreja, mas, o valor cobrado representa apenas um valor simbólico para a festa.
No sábado, dia 9 de abril, houve a Feira Livre de Serra da Saudade, com som na Praça Ademar Ribeiro de Oliveira.
Segundo Miguel e Edmara, organizadores do evento, em 2016, foram arrecadados cerca de 30 mil reais, que serão utilizados na reforma dos altares da igreja Nossa Senhora do Carmo.
A comissão agradece a todos que contribuíram para a realização da Festa, em especial àqueles que fizeram suas doações, e àqueles que arremataram as prendas nos leilões.
Clique na miniatura para ampliar as imagens