16/10 - ICMS cultural ajuda a melhorar os bens culturais do município
ICMS cultural ajuda a melhorar os bens culturais do município
Serra da Saudade está com 12.53 no ICMS cultural e foi conseguido com o empenho da administração municipal na política de proteção e preservação do patrimônio cultural.
De acordo com Cecília Geralda, responsável pelo Setor de Cultura Municipal “temos dois bens tombados, um bem material imóvel (o Centro Cultural José Ribeiro da Silva) e a imagem de São Vicente de Paulo (bem móvel).”.
O bem imaterial registrado é a Festa do Rosário, que tem crescido a cada ano, em numero de participantes e fieis. A Escola Luís Machado Filho desenvolve também dentro do
Patrimônio Cultural o “Projeto Educar”, com o objetivo de incentivar e preparar as crianças para preservação dos bens culturais.
De acordo com Cecília dentro da festa ainda são desenvolvidas várias ações com palestras para os congadeiros, exposição de alegorias e instrumentos.
Em 2014, a Prefeitura Municipal adquiriu para os três ternos: Pérolas da Serra, Serra Dourada e Moçambique novos instrumentos, calçados e fardas.
A administração municipal também investiu na festa da padroeira da cidade Nossa Senhora do Carmo: reparo no telhado do Centro Cultural Zé Mestre, reforma do prédio da Barra do Funchal, reforma da igreja São Vicente de Paulo que está sendo ampliada para será a futura Capela Velório.