Pró-Infância realiza aula de escovação pela técnica de saúde bucal
Foto: Adriana de Oliveira
A Importância da Educação Odontológica para as Crianças e os cuidados e hábitos higiênicos bucais são muito importantes na infãncia.
Em Serra da Saudade, a técnica de Saúde buca, Christiane Gomes vai ao Pró-Infância para ensinar os bons hábitos da escovação e higiene bucal para as crianças.
Segundo ela, existe a pasta apropriada, porque a criança precisa escovar os dentes com creme dental sem flúor, já que nesta idade não tem muito controle para não engolir. As escovas são com cerdas macias e tem que ter carinho para que algumas não fiquem assustadas tornando a escovação um ato saudavel, porém, prazeroso e não assustador, comenta rindo.
Algumas crianças ainda têm medo da escovação, mas, devagar vai introduzindo o hábito no dia a dia delas.
Com carinho ela vai reunindo a turminha para a escovação, ensinando o jeito de segurar a escova de dentes, não deixar a torneira ligada para o não desperdício de água, a forma correta de escovar, dentes, gengivas e língua.
Para Christiane, a educação e a motivação odontológica são ferramentas importantes, pois desenvolvem a consciência das reais causas e dos problemas das cáries, e também é uma forma de despertar o interesse pela manutenção da saúde da boca.
No Pró-Infância, as crianças que fazem uso da escovação são da idade entre (3 a 6 anos) minimizando, assim, o número de ocorrências futuras de cárie, doenças periodontais (da gengiva) e perda precoce dos dentes.
Essa iniciativa é importante dentro da escola porque o técnico da saúde bucal pode desenvolver um treinamento para a técnica correta de escovação, de acordo com a idade das crianças envolvidas e a coordenação motora das mesmas. Desse modo, desde tenra idade a criança se familiariza com o hábito da escovação e aceita melhor a execução desse hábito diário.
Com o treinamento, de maneira gradual, informações sobre o desenvolvimento da cárie, a quantidade de creme dental, o uso do fio dental, o uso do flúor, as dietas cariogênica e não-cariogênica, os tipos e as funções dos dentes são trabalhadas com as crianças.
A escola desempenha um papel fundamental já que o ambiente escolar, tanto nos seus aspectos físicos quanto humanos, é bastante familiar para a criança, e geralmente esta apresenta um espírito favorável para a absorção das informações nesse ambiente. A introdução da figura do dentista ou assistente em um local conhecido também torna a adaptação da criança ao consultório mais fácil e ajuda a perder o medo da cadeira do dentista.
As crianças adquirem uma correta coordenação motora para realizar a escovação dental, além de conscientemente adquirirem esse hábito saudável. A educação odontológica infantil visa criar uma geração em que as crianças de hoje sejam adultos conscientes em relação à sua saúde bucal.
A partir das informações sobre a correta escovação na escola, a criança acaba adquirindo o hábito e e com isso, transfere-o para o ambiente familiar, cobrando dos pais o hábito da escovação.
Fonte: Revista da APCD