Foto: Escola Luís Machado Filho.
Serra da Saudade alcança alto índice no PROALFA 2013
O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, SIMAVE é responsável pelo desenvolvimento de programas de avaliação integrados. O SIMAVE tem como objetivo desenvolver programas de avaliação cujos resultados forneçam informações importantes para o planejamento de ações em todos os níveis do sistema de ensino.
A entidade aponta as prioridades educacionais para professores, especialistas e diretores e gestores do sistema, sendo fundamental na definição de ações e também subsidiar políticas públicas para uma educação eficaz. Pela relevância de suas informações, o SIMAVE é um pilar do Projeto Estruturador do Governo de Minas Gerais.
Para conhecer, entender e atender o sistema público mineiro de Educação, a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais criou o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, o SIMAVE, em 2000.
A partir de 2003, o SIMAVE foi aperfeiçoado e ampliado. Desde a instalação do sistema, avaliações anuais são realizadas em Minas Gerais, verificando o desempenho de alunos das redes Estadual e Municipal de ensino.
Em 2008, por exemplo, a avaliação de Língua Portuguesa contou com a participação de 10.210 escolas e 662.066 alunos, e a de Matemática com 10.198 escolas e 647.313 alunos.
Com as avaliações do PROEB, do PAAE e do PROALFA, o SIMAVE possibilita à Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, SEE/MG realizar diagnósticos educacionais para identificar necessidades, e demandas do sistema, das escolas, dos professores e dos alunos. Em posse dos dados do SIMAVE, a SEE/MG estrutura políticas e ações diretamente vinculadas aos resultados de aprendizagem, à qualificação docente, à valorização da escola pública e ao fortalecimento da qualidade da educação em Minas Gerais.
(http://www.simave.caedufjf.net/o-programa/).
Em Serra da Saudade, em 2013, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental alcançaram Média de 717,1 de desempenho na Avaliação do PROALFA, sendo que houve uma elevação desse índice em relação a 2012 que foi de 637,5. Este índice é considerado excelente pelo secretário Municipal de Educação, prof. Ivan Hernane de Oliveira. De acordo com ele, a questão é que se algum aluno tiver uma média baixa, compromete o resultado de outros alunos. Mas o resultado foi positivo para todos.
Além disso, o senhor Secretário destacou a importância do trabalho de todos os profissionais da Escola Municipal Luís Machado Filho, que se dedicam totalmente na aprendizagem dos alunos. Com este índice, Serra da Saudade bateu e muito as escolas do estado que ficaram com um índice de 568,2 e colocou todos os alunos em nível recomendado, tendo a participação de 100% dos alunos na Avaliação.
Para o secretário Municipal de educação, este trabalho conjunto englobando Secretaria de Educação, Direção, professores e Departamento Pedagógico é fundamental para que Serra da Saudade, continue trilhando rumos cada vez mais eficazes na educação.
É assim que Serra da Saudade constrói uma “Educação de Qualidade e Para Todos.”
Texto: Ivan Hernane de Oliveira