10/02 - Serra da Saudade faz homenagem á pedagoga Maria das Graças
Homenagem de Serra da Saudade à pedagoga Maria das Graças
A Coordenadora Pedagógica do Município de Serra da Saudade, Maria das Graças Costa (Mariinha), deixa carentes os estudantes, pais, professores, do seu carinho e atenção durante os anos dedicação ao magistério em Serra da Saudade, principalmente.
Educadora por convicção, professora por amor ao que fez e comprometimento com suas obrigações. Estas são as marcas de uma profissional que plantou carisma, meiguice, atenção e bondade por onde passou, principalmente em nossas duas escolas do Município.
Sempre com um sorriso estampado no rosto, de braços sempre abertos e lábios prontos para receber nossos alunos, acreditando que tudo era possível, mesmo o que nos parecia longe do alcance de nossas mãos, ou distante de nossas condições.
Amor incondicional declarado à nossa pequena Serra da Saudade, Mariinha, como era carinhosamente chamada por todos, fazia questão de falar bem de sua terra natal, Serra da Saudade, mais precisamente do ?Buracão?, local de seu nascimento, região a cerca de 8 KM da cidade sede de nosso município.
Foi tutora e responsável pela formação da primeira turma de Pedagogia de Serra da Saudade, na qual tive o imenso prazer de fazer parte, com várias amigas. Mentora, incentivadora e criadora do Jornal Serrano. Coordenadora dos Cursos de Inspeção, Supervisão e orientação Escolar, Psicopedagogia e Educação Infantil, em nível de Pós-Graduação, esteve sempre ao lado, dando as mãos ou ajudando quem quer que fosse na abrangência de seus estudos.
Adoradora de Paulo Freire, entre outros vários escritores e pensadores, levou uma vida simples, dedicada exclusivamente aos estudos, trabalho e família, pela qual não media esforços para estar sempre junto a eles apoiando no que fosse possível, muitas vezes fazendo o impossível.
Contribuiu muito na aprendizagem dos alunos, devido ao seu comprometimento e carinho com todos. Contribuiu e muito, para que nossos professores estivessem sempre atualizados, deixando para sempre um legado de admiradores, amigos e ótimos profissionais.
Nem sempre compreendida em suas ideias, mas acabava sempre encontrando um denominador comum, de maneira que quem saía ganhando era sempre as escolas e, por consequência, alunos e educadores.
Sua partida prematura, aos 66 anos (Desculpe, Mariinha, onde estiver, pois não gostava de dizer sua idade), mas digo prematura, porque ainda tinha vários desejos a serem realizados em nossa querida Serra da Saudade.
Como o próprio nome de nossa cidade, deixará muitas ?saudades? nos corações de todos nós, mas ficará para sempre em nossos corações e lembranças daquele sorriso aberto e espontâneo, aquela disposição em elaborar e executar projetos, mas acima de tudo as palavras amigas, os conselhos sábios e o coração aberto a receber cada um que a procurasse.
A você Mariinha, mulher de fé incondicional, esteja onde estiver, rogamos que Deus a tenha recebido com todas as honras que merece. Siga em paz, com a consciência do dever cumprido.
Carinhosamente: Equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, esportes, Lazer e Turismo, Escola Municipal ?Luís Machado Filho? e CEMEI ? ?Menino Jesus?.
Por: Ivan Hernane de Oliveira
Secretário Municipal de educação.