Prefeita Neusa Ribeiro recebe retroescavadeira em Uberlândia
A Prefeita Neusa Ribeiro, de Serra da Saudade foi a Uberlândia, dia 29 de outubro de 2013. A cerimônia de entrega das máquinas foi presidida pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que a presidente Dilma Rousseff.
Pimentel entregou de 78 máquinas agrícolas a 88 municípios.
Estiveram presentes a cerimônia, o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT), que destacou a importância das máquinas para o escoamento da produção, melhoria das estradas vicinais, principalmente, na zona rural. Maior geração de empregos, pois, a indústria empregando melhora a renda e apoia os municipios.
Dinho Cabral, dos Movimentos Sociais afirmou que "o homem do campo é responsável pelo sustento da cidade. Os agricultores da agricultura familiar dependem do escoamento e comercialização dos produtos, e se todos os prefeitos tiverem essa iniciativa, será maior o desenvolvimento de cada região", concluiu.
O deputado federal Gabriel Guimarães disse que Fernando Pimentel é o embaixador das prefeituras no governo federal.
Marcaram presença também o deputado federal Reginaldo Lopes, o deputado federal Odair Cunha, e Wellington Prado.
Após o discurso de vários políticos, Fernando Pimentel disse que era um sentimento de alegria porque segundo ele, "minha turma são vocês com quem eu convivi como prefeito de Belo Horizonte, como vice-prefeito e como secretário, administrando a capital como prefeito e secretário por 16 anos.
"O dia a dia de uma cidade é igual em qualquer lugar do mundo. Aumentando a capacidade dos municípios, o importante é que estamos vivendo um momento especial. O governo está se esforçando para ajudar os municípios que é onde as coisas acontecem", afirmou o ministro.
Acredito que estamos no caminho certo. A economia mundial está em crise, mas mantemos o pleno emprego. Só compramos máquinas de empresas brasileiras sediadas no Brasil, com o objetivo de gerar emprego.
As 90 máquinas agrícolas entregues pelo ministro são do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC 2), sendo 75 retroescavadeiras e 15 motoniveladoras, que custaram R$ 17 milhões e que serão utilizadas na recuperação e abertura de estradas vicinais. Até abril de 2014, serão entregues mais de 18 mil equipamentos a mais de 5 mil prefeituras brasileiras com menos de 50 mil habitantes.
Apos o discurso, Pimentel entregou simbolicamente as chaves das máquinas as algumas cidades. Entre elas, Serra da Saudade, representada pela prefeita Neusa Ribeiro.
Ao final da cerimônia, foram assinados os termos de entrega das máquinas pelo
delegado federal do MDA (Ministério do Desenvolvmento Agrário) em Minas Gerais, Alcides Guedes Filho, que acredita que os produtores mineiros terão condição de alcançar novos mercados. ?Essas regiões têm como característica muito forte a produção de leite, queijo e o cultivo de café. A melhoria das estradas vai facilitar o escoamento da produção oriunda da agricultura familiar, tanto para a venda no mercado local, regional, como também para comercialização para todo o Brasil?.
Em entrevista à Rede Record, do Alto Paranaíba, a prefeita Neusa Ribeiro afirmou a necessidade da máquina para o município que tem uma grande extensão territorial, cerca de 335 km quadrados e o beneficiamento dos agricultores familiares.
Veja abaixo as fotos do evento: