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30/11 - 4º Torneio de Peteca em Serra da Saudade
4º Torneio de Peteca em Serra da Saudade


Serra da Saudade, MG, realiza o 4º Torneio de Peteca, dessa vez micro regional, o qual estará oferecendo troféus para os primeiros e segundos lugares, além da premiação em espécie de R$150,00 para os campeões e R$80,00 para os vice-campeões.

Os jogos serão realizados entre os dias 13 e 14 de outubro de 2012.

Veja as regras para competir:

 
 4º Torneio de Peteca em Serra da Saudade 2012
 
Edição Micro Regional

Serra da Saudade, 2012.
 
Índice
 
 Divulgação .........................................................................................................................................................................02
Apresentação.................................................................................................................................................................... 03
Objetivos............................................................................................................................................................................. 03
Regras Oficiais da Confederação Mineira de Peteca ............................................................................................ 03
               Regra nº 1.0 - Da quadra, suas dimensões e equipamentos ................................................................. 03
               Regra nº 2.0 - Da rede, suas dimensões, acessórios, cores, posição e postes ................................ 03
               Regra nº 3.0 - Da peteca, suas dimensões, peso e material .................................................................. 04
               Regra nº 4.0 - Da arbitragem, do árbitro e seus auxiliares .................................................................... ...04
               Regra nº 5.0 - Da formação das duplas, dos atletas e limites de inscrição  ........................................ 05
               Regra nº 6.0 - Da vantagem ............................................................................................................................ 05
               Regra nº 7.0 - Do jogo, dos sets, pontuação, tempo, desempate e troca de lado .............................. 05
               Regra nº 8.0 - Das interrupções do jogo e da lesão de jogadores ........................................................ 06
               Regra nº 9.0 - Do saque, infrações, repetição, pontos para o adversário, disp. gerais...............       07         
               Regra nº 10.0 - Das infrações do saque ..................................................................................................... 07
               Regra nº 11.0 - Dos toques, consequências e interpretações diversas ............................................. .07
               Regra nº 12.0 - Das faltas .............................................................................................................................. 08
               Regra nº 13.0 - Das infrações disciplinares e da expulsão do jogador ............................................... 08
               Regra nº 14.0 - Da divisão das categorias por faixa etária ..................................................................... 09
               Regra nº 15.0 - Dos confrontos .................................................................................................................... 09
Anexos ............................................................................................................................................................................. 12
               Anexo I - Inscrição ........................................................................................................................................... 12
               Anexo II - Súmulas .......................................................................................................................................... 14
               Anexo III - Tabela de Jogos ........................................................................................................................... 15
               Anexo IV - Tabela de Aproveitamento .......................................................................................................... 21
 
 
 
Divulgação
 
PROJETO
 
4º TORNEIO DE PETECA EM SERRA DA SAUDADE 2012
EDIÇÃO MICRO REGIONAL
 
               O projeto em pauta tem por objetivo a realização do 4º Torneio de Peteca em Serra da Saudade 2012 - Edição Micro Regional, a ser realizado nos dias 13 e 14 de outubro de 2012, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Serra da Saudade/MG, por meio da Secretaria da Educação, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo e organização do Conselho Municipal de Esportes. 
               O 4º Torneio de Peteca em Serra da Saudade 2012 - Edição Micro Regional é um evento previsto no calendário do Conselho Municipal de Esportes de Serra da Saudade, que o promove com o objetivo de divulgar e incentivar, no centro oeste mineiro, a prática deste esporte, que é um dos que mais cresce no país e tem contribuído sobremaneira para a inclusão social de jovens e adultos.
 
Dos Objetivos
 
- Divulgar a força da peteca como esporte competitivo e de grande contribuição para a saúde e bem estar de seus praticantes;
- Motivar jovens e adultos para a prática esportiva, visando contribuir para a inclusão social do indivíduo;
- Promover um final de semana saudável e alegre para as comunidades;
- Trazer para Serra da Saudade alguns dos melhores petequeiros e petequeiras da microrregião.
 
Regras Oficiais Para o Evento
 Regra nº 1.0 – Da quadra, suas dimensões e equipamentos.
 
            1.1 – A quadra terá aproximadamente a dimensão de 15 metros por 7,50 metros para o jogo de duplas.
            1.2 – O piso da quadra será de areia.
            1.3 – A quadra será delimitada por linhas com 5 cm de largura, na cor amarela.
                        1.3.1 – As linhas demarcatórias fazem parte integrante da quadra.
            1.4 – Linha central é aquela que divide a quadra ao meio e terá 5 cm de largura.
             
Regra nº 2.0 – Da rede, suas dimensões, acessórios, cores, posição e postes.
 
            2.1 – A rede tem a dimensão de 7,80 metros de comprimento por 60 cm de largura e os quadrados da malha medem aproximadamente 4 cm por 4 cm, tecida com nylon ou material similar, com debrum de 5 cm de largura como acabamento na parte superior.
            2.2 – A rede terá a cor amarela, podendo ser aceitas outras cores, desde que não prejudiquem a realização do jogo.  
            2.3 – A rede será instalada numa altura uniforme de aproximadamente 2,43 metros.
            2.4 – É permitida uma variação máxima de dois centímetros na altura da rede, entre seu ponto central e os pontos laterais que coincidem com a projeção vertical das linhas laterais.
            2.5 – Os postes destinados à sustentação da rede devem estar fixados a, no mínimo, 50 cm de distância das linhas laterais.
Regra nº 3.0 – Da peteca, suas dimensões, peso e material.
 
            3.1 – O diâmetro da base da peteca terá entre 5 cm a 5,2 cm e sua altura total deve ser de 20 cm, incluindo as penas.
            3.2 – O peso da peteca terá de 40 a 42 gramas, aproximadamente.
            3.3 – As penas serão brancas, em número de quatro, montadas paralelamente duas a duas, de modo que o quadrado formado caiba num círculo ideal com diâmetro de aproximadamente 5 cm.
            3.4 – A base será construída com discos de borracha, montados em camadas sobrepostas.
 
Regra nº 4.0 – Da arbitragem, do árbitro e seus auxiliares.
 
            4.1 – A equipe de arbitragem será composta, para cada jogo, de um árbitro principal, um árbitro auxiliar e um mesário, responsável pelas anotações na súmula e cronometragem do tempo do jogo.
                              4.1.1 – A súmula de um jogo não poderá ser rasurada e, em casos de equívoco e necessidade de alteração de anotação, o mesário deve se dirigir à Mesa da Comissão Organizadora, nos intervalos ou no final do jogo, para obter a homologação das anotações corretas.
                        4.1.2 – Os árbitros e seus auxiliares, inclusive o mesário, devem estar uniformizados para o exercício de suas funções.
            4.2 – O árbitro principal dirige o jogo e suas decisões são soberanas.
            4.3 – Compete ao árbitro principal conduzir o jogo com precisão, registrando as ocorrências em cada set e fazendo, em conjunto com um auxiliar, a contagem dos pontos em voz alta, quando não houver placar para o público.
            4.4 – Para os jogos oficiais, caberá à Confederação Brasileira de Peteca ou às entidades regionais de administração do desporto a indicação dos árbitros e seus auxiliares com as mesmas atribuições definidas no item 4.3 supram.
            4.5 – Para os jogos amistosos, os árbitros serão escolhidos pelos organizadores, preferencialmente entre aqueles homologados pela CBP ou pelas entidades regionais de administração do desporto.
            4.6 – Os árbitros devem sinalizar os eventos de um jogo de acordo com a convenção adotada pela CBP.
            4.7 – Em circunstâncias especiais que se justifiquem, a critério da organização do evento, a equipe de arbitragem pode ser composta somente do árbitro principal e de um auxiliar.
            4.8 – Os árbitros e seus auxiliares oficialmente escalados não podem ser recusados por atletas, seus clubes ou entidades regionais de administração do desporto a que pertencem.
                        4.8.1 – A critério da Comissão Organizadora de uma competição, integrantes da equipe de arbitragem podem ser substituídos no decorrer de uma partida.
            4.9 – Somente o capitão ou o técnico da equipe tem direito de dirigir-se, sempre de forma educada, ao árbitro e seus auxiliares para pedido de tempo ou qualquer explicação a respeito do jogo.
 
Regra nº 5.0 – Da formação das duplas, dos atletas e limites de inscrição.
 
            5.1 – O desporto da peteca é um jogo para ser disputado por duplas ou por equipes compostas por um único atleta (simples).
                        5.1.1 – O Regulamento de cada competição deve definir a forma de composição das equipes, se duplas ou simples.
            5.2 – Para a formação das equipes poderão ser inscritos até três atletas.
            5.3 – Os atletas devem comparecer aos jogos trajando uniforme composto de camisa ou camiseta, calção para o masculino, bermuda ou short para o feminino, meias e tênis (opcionais).
            5.4 – As camisas ou camisetas e os calções, bermudas ou shorts devem ser iguais para os integrantes da equipe, podendo ser desprezados os detalhes.
            5.5 – Os atletas devem se apresentar para o jogo com seus uniformes limpos e bem cuidados.
            5.6 – As equipes devem se apresentar à Mesa da Comissão Organizadora, para a identificação, assinatura de súmula e indicação de seu capitão, com no mínimo quinze minutos de antecedência em relação ao horário estipulado para o início da partida.
            5.7 – O jogo de duplas não pode ser realizado com apenas um atleta.
            5.8 – Nas equipes compostas por três atletas, conforme definido nos itens 5.2, o jogo poderá ser iniciado com dois deles presentes no horário estipulado, podendo o terceiro habilitar-se na Mesa após o início da partida.
            5.9 – Atletas não inscritos não podem participar do jogo.
 
Regra nº 6.0 – Da vantagem na tomada do saque.
 
            6.1 – A equipe vencedora do ponto continua sacando até que essa situação mude ou que o jogo termine.
             
Regra nº 7.0 – Do jogo, dos sets, pontuação, tempo, desempate e troca de lado.
 
            7.1 – O atleta deve conhecer as regras do desporto da peteca e cumpri-las com rigor.
            7.2 – A partida é definida em melhor de três sets, consagrando-se vencedora a equipe que ganhar dois sets.
            7.3 – Os dois primeiros sets têm os pontos limite de doze pontos, sendo necessário apenas um ponto de diferença para a definição de qualquer um dos dois primeiros sets.
            7.4 – É considerada vencedora do set a equipe que:
                        7.4.1 – Nos dois primeiros sets, completar doze.
            7.5 – Para definir quem começa sacando, o árbitro faz imediatamente um sorteio.
            7.6 – Se, o jogo ficar empatado em sets, um novo sorteio é feito para definir a escolha da vantagem ou da quadra para disputa do terceiro set.
            7.7 – O terceiro set ou tie-break, quando houver, será disputado no sistema de ponto corrido, sagrando-se vencedora a equipe que primeiro fizer 12 pontos, sendo necessários dois pontos de diferença para essa definição.
                        7.7.1 – Se o placar chegar a 12x11, o set terminará obrigatoriamente numa das seguintes possibilidades: 13x11, 14x12; 15x13, 16x14, 17x15 ou 17x16.
            7.8 – Em caso de força maior ou de necessidade justificada, a critério da CBP ou das entidades regionais de administração do desporto, o número de pontos, o tempo de jogo e o número de sets podem ser modificados antes do início das competições ou no decorrer de suas fases, não implicando, dessa forma, desrespeito ao regulamento.
            7.9 – A escolha da quadra deve obedecer à seguinte ordem:
                        7.9.1 – No primeiro set os capitães tiram a sorte para opção de escolha da quadra ou do saque, sendo que quem escolhe uma alternativa cede à outra.
                        7.9.2 – No segundo set não deve haver troca de posições e as equipes permanecem na quadra como terminaram o primeiro set, mas o saque passa à equipe que não iniciou sacando.
                        7.9.3 – No terceiro set, quando houver, o árbitro principal procede a novo sorteio para escolha da quadra ou do saque.
            7.10 – Nos dois primeiros sets, as equipes trocam automaticamente de lado na quadra assim que uma delas atingir a contagem de seis pontos.
                        7.10.1 – No terceiro set, quando houver, as equipes trocam de lado na quadra assim que uma delas atingir seis pontos.
                        7.10.2 – Na troca de lado da quadra pelas equipes é obrigatório um tempo técnico de um minuto.
            7.11 – Os pontos são assinalados pelo árbitro principal ou seu auxiliar.
            7.12 – O ponto em disputa somente se define quando a peteca tiver caído no chão, independendo se ela vier a cair fora dos limites da quadra ou na própria quadra de quem a tocou.
                        7.12.1 – Se a peteca tocada passar por baixo da rede e, de forma inequívoca, não restar dúvida sobre a definição do ponto, o árbitro deve encerrar a disputa do ponto assim que ela cruzar o plano ideal projetado pela rede.
            7.13 – O árbitro principal anunciará o placar após a definição de cada ponto, preservando-se, dessa maneira, a ordem e a segurança na contagem dos pontos, ficando proibidas quaisquer anotações de pontos na súmula sem seu pleno conhecimento.
                        7.13.1 – A responsabilidade pelo anúncio de cada ponto do placar pode ser transferida pelo árbitro principal a qualquer um de seus auxiliares, ficando dispensada quando houver placar para o público.
            7.14 – Cada equipe pode pedir, em cada set, no máximo dois tempos de um minuto cada um.
            7.15 – No pedido de tempo por uma equipe, o árbitro principal concede uma interrupção na partida, com a duração máxima de um minuto, desde que a peteca esteja fora de jogo.
            7.16 – Durante a partida, se a equipe for composta por um trio, é permitido o rodízio ilimitado entre os seus três atletas, desde que a peteca esteja fora de jogo.
                        7.16.1 – O rodízio dos atletas independe de autorização do árbitro.
            7.17 – Durante a partida, quando for o caso, o terceiro atleta e o treinador devem permanecer sentados no banco de reserva, ou de pé na área previamente determinada pelo árbitro principal, e não podem dar instruções aos atletas de sua equipe, salvo quando houver pedido de tempo.
            7.18 – É de três minutos o tempo de intervalo entre os sets de uma partida.
            7.19 – As equipes têm direito a, no máximo, cinco minutos para aquecimento na quadra antes do início da partida.
 
Regra nº 8.0 – Das interrupções do jogo e da lesão de jogadores.
           
            8.1 – Nas situações imprevistas, a critério do árbitro, o jogo pode ser interrompido e, quando for reiniciada a disputa do ponto, o saque pertencerá à equipe que detinha a vantagem.
                        8.1.1 – Se a paralisação for inferior a trinta minutos, o jogo tem sequencia normal, mantendo-se os resultados até ali registrados.
                        8.1.2 – Se o jogo não puder ser reiniciado dentro do tempo de trinta minutos, contado a partir do início da paralisação, a Comissão Organizadora deve marcar novo horário e data, dentro do evento, para sua complementação, prevalecendo o resultado do set ou sets concluídos até o momento da interrupção, e recomeçando a partida com o resultado e tempos até então anotados.
            8.2 – No caso de contusão ou problema de saúde de um atleta, é concedido até um minuto de interrupção para sua substituição, quando a equipe contar com o terceiro atleta, e até cinco minutos, se a equipe for uma dupla, para que o atleta com problema possa recuperar a condição de jogo.
                        8.2.1 – Se a equipe for composta de três atletas e um deles não puder continuar jogando, o jogo terá prosseguimento normal com a entrada do terceiro atleta.
                        8.2.2 – Se a equipe contar com apenas dois atletas, se esgotarem o tempo de interrupção de cinco minutos e um dos atletas continuar impossibilitado de jogar, é encerrado o set, sendo considerado seu vencedor a equipe adversária pelo placar de doze a zero.
 
Regra nº 9.0 – Do saque, infrações, repetição, pontos para o adversário, disposições gerais.
 
            9.1 – O saque é a colocação da peteca em jogo, imediatamente após a autorização do árbitro para início da partida ou da disputa de um ponto.
                        9.1.1 – No saque, a peteca deve ser batida com uma das mãos e arremessada por cima da rede para o campo do adversário.
            9.2 – Para o saque, o atleta deve se colocar fora da quadra, atrás da linha de fundo e dentro da projeção das linhas laterais, podendo escolher a posição que lhe convier dentro desses limites.
            9.3 – Se, no ato de sacar, a peteca cair da mão do atleta sem ter sido tocada, o saque deve ser repetido.
            9.4 – O saque pode ser dado, indiferentemente, por qualquer um dos atletas participantes do jogo.
            9.5 – O saque pertence sempre à equipe que:
                        9.5.1 – Vencer o ponto em disputa.
                        9.5.2 – Tiver a reversão da vantagem determinada pelo árbitro em razão de falta ou infração disciplinar da equipe adversária.
 
Regra nº 10.0 – Das infrações do saque.
 
            10.1 – O saque é revertido à equipe adversária:
                        10.1.1 – Quando a peteca não chegar ao campo do adversário.
                        10.1.2 – Quando a peteca passar por baixo da rede.
                        10.1.3 – Quando a peteca passar por cima da rede, mas fora da projeção das linhas demarcatórias laterais.
                        10.1.4 – Quando a peteca cair fora dos limites da quadra.
                        10.1.5 – Quando a peteca for carregada ou conduzida.
                        10.1.6 – Quando o atleta sacar de dentro dos limites da quadra, incluindo-se neles as linhas demarcatórias.
                        10.1.7 – Quando o atleta sacar de fora da área delimitada pelo prolongamento das linhas demarcatórias laterais, ainda que com parte de seu corpo.
                        10.1.8 – Quando a peteca tocar no atleta da mesma equipe antes de passar para o campo do adversário.
                        10.1.9 – Quando a peteca, em seu trajeto aéreo, tocar em qualquer objeto fixo antes de poder ser defendida pelo adversário (teto de quadras cobertas, etc.).
 
Regra 11.0 – Dos toques, consequências e interpretações diversas.
 
            11.1 – No decorrer do jogo, em qualquer circunstância, a peteca só pode ser batida com uma das mãos, uma única vez e por um único atleta.
            11.2 – A peteca que, durante o jogo, toca na fita superior da rede ultrapassando-a, inclusive no saque, é considerada em jogo.
            11.3 – Se numa jogada, inclusive no saque, a peteca tocar a fita superior, ultrapassar a rede e nela ficar dependurada, sem cair no chão, o saque volta para a equipe detentora da vantagem.
                        11.3.1 – Se numa jogada, inclusive no saque, a peteca tocar a rede na sua parte superior e, sem cair no chão, nela ficar dependurada do lado da equipe que fez o toque, o saque é revertido para a outra equipe, com a contagem de ponto.
 
Regra 12.0 – Das faltas.
 
            12.1 – São as seguintes as faltas registradas que contam ponto ou reversão do saque a favor da equipe adversária:
                        12.1.1 – A invasão superior, que consiste na passagem de uma ou das duas mãos por cima da rede.
                        12.1.2 – O toque na peteca por um atleta com as duas mãos ou pelos dois atletas, ao mesmo tempo, com qualquer uma de suas as mãos.
                        12.1.3 – A carregada ou a condução da peteca.
                        12.1.4 – A ultrapassagem da linha central da quadra e de sua projeção vertical por qualquer parte do corpo, inclusive os pés.
 
Regra 13.0 – Das infrações disciplinares e da expulsão do jogador.
 
            13.1 – São as seguintes as infrações disciplinares registradas que contam ponto ou reversão do saque a favor da equipe adversária:
                        13.1.1 – Quando o atleta chutar a peteca.
                        13.1.2 – Quando o atleta praticar ato de desrespeito ao árbitro e seus auxiliares, adversários, membros da organização e público presente.
                        13.1.3 – Quando o atleta não aceitar a decisão do árbitro.
                        13.1.4 – Quando o atleta tiver conduta antiesportiva, a critério do árbitro.
                        13.1.5 – Quando o atleta abandonar o local do jogo, sem autorização do árbitro.
                        13.1.6 – Quando o atleta praticar ato ofensivo caracterizado como preconceito racial, econômico, religioso, ideológico, etc.
            13.2 – Em todas as infrações disciplinares, o infrator é passível das seguintes punições:
                        13.2.1 – Advertência (cartão amarelo).
                        13.2.2 – Expulsão do jogo (cartão vermelho).
            13.3 – O atleta recebe obrigatoriamente o cartão vermelho, com a consequente expulsão, quando, já tendo na partida recebido cartão amarelo, comete nova infração disciplinar passível de punição.
                        13.3.1 – A pena de aplicação de cartão amarelo ao atleta numa partida não é transferida para outras partidas.
            13.4 – Numa equipe composta por três atletas, o atleta expulso pode ser substituído e a partida tem curso normal.
            13.5 – Se a equipe for composta por somente dois atletas e um deles for expulso, o set e a partida são encerrados, devendo ser consideradas as condições estabelecidas nos três seguintes subitens.
                        13.5.1 – O set ou os sets já disputados são considerados válidos e têm sua pontuação confirmada.
                        13.5.2 – O set em disputa é encerrado e é atribuído o placar de 12x0 para a equipe adversária.
                        13.5.3 – Ao set ainda não disputado é atribuído o placar de 12x0 para a equipe adversária.
            13.6 – O atleta expulso numa partida pode jogar a partida ou partidas seguintes da tabela de uma competição.
                        13.6.1 – O atleta que tiver uma segunda expulsão num mesmo campeonato fica automaticamente excluído da competição.
                        13.6.2 – Se a equipe for composta por dois atletas e um deles for expulso pela segunda vez, essa equipe será penalizada com W x O no caso de ter mais jogos na competição.
                        13.6.3 – Se a equipe for composta por três atletas e um deles for expulso pela segunda vez e excluído da competição, essa equipe pode continuar na disputa com os dois atletas remanescentes.
            13.7 – A equipe penalizada com W x O em qualquer fase da competição não pode continuar na disputa, independentemente dos motivos de sua ausência, inclusive os casos fortuitos ou de força maior.
                        13.7.1 – Quando uma equipe for eliminada da competição, seja qual for à circunstância, os resultados dos jogos por ela realizados devem ser desprezados, e o placar desses jogos deve ser de dois sets a zero, com placar de doze a zero, com vantagem para o adversário ou adversários.
            13.8 – O atleta inscrito que não comparecer à competição deve apresentar justificativa formal de sua ausência e pode sujeitar-se às sanções pela organização do evento (desclassificação da competição sem direito a recurso).
                         
Regra nº 14.0 – Da divisão das categorias por faixas etárias.
 
            14.1 – As equipes, independente da faixa etária dos jogadores, representarão somente a categoria adulta, sendo masculino ou feminino.
            14.2 – É livre a formação das equipes, respeitados os princípios estabelecidos no item 14.
            14.3 – Os atletas podem competir em categorias diferentes daquelas determinadas pela sua idade, nas seguintes condições:
                        14.3.1 – Os atletas das categorias Mirim, Infantil e Juvenil podem competir na categoria imediatamente acima daquela a que pertencem pelo critério de idade.
                        14.3.2 – Os atletas das categorias Sênior e Máster podem competir na categoria imediatamente abaixo daquela a que pertencem pelo critério de idade.
                        14.3.3 – Os atletas da categoria Adulta podem competir somente na categoria a que pertencem pelo critério de idade.
                        14.3.4 – Os atletas da categoria Veteranos podem competir na categoria imediatamente abaixo daquela a que pertencem pelo critério de idade.
                
               As alterações das Regras Oficiais do Desporto da Peteca, consolidadas no presente texto, foram aprovadas pela Assembleia Geral Extraordinária da Confederação Brasileira de Peteca realizada às 16h00 do dia 24 de outubro de 2009, na sala de reuniões da Diretoria do Clube de Engenharia de Goiás, localizado na Rua 132, nº 500, Setor Sul, Goiânia, GO, com as respectivas adaptações necessárias ao evento em questão.
 
Regra nº 15.0- Dos Confrontos
 
               15.1 – Com 04 equipes participantes os confrontos serão:
                              15.1.1 – Na fase classificatória:
                                                           1  x  2                   1  x  3                   1  x  4
                                                            3  x  4                   2  x  4                   2  x  3
 
                              15.1.2. – Na fase final, será determinado o 1º e o 2º lugar, depois do resultado do jogo abaixo:
1º          x       2º
 
               15.2. – Com 08 equipes participantes os confrontos serão:
                              15.2.1. – Na fase classificatória:
5 x 1          5 x 2         5 x 3         6 x 1
6 x 2         6 x 3         6 x 4         5 x 4
7 x 3         7 x 4         7 x 2         8 x 2
8 x 4         8 x 1         8 x 3         7 x 1
 
                              15.2.2. – Na fase Final, será campeã a equipe que apresentar o melhor índice técnico depois de realizadas as seguintes partidas:
2º   x  1º                              2º   x   3º                             1º   x   3º
 
               15.3. – Com 16 equipes participantes os confrontos serão:
                              15.3.1 – Na fase classificatória utilizar-se-á duas chaves “A” e “B”. Na “A”, os números de 01 a 04 confrontarão direto e respectivamente com os números de 05 a 08, e na “B” os números de 09 a 12 se confrontarão da mesma forma com os números de 13 a 16:
             1  x   5                               2   x   6                                 3   x   7                4   x   8                     9   x   13                           
            10   x   14                          11   x   15              12   x   16
 
                              15.3.2. – Na fase semifinal, os três primeiros índices técnicos da chave A, enfrentarão os três primeiros índices técnicos da chave B:
1ºA   x   3ºB                       1ºA   x   2ºB                       1ºA   x   1ºB
2ºA   x   2ºB                       2ºA   x   3ºB                       3ºA   x   3ºB
3ºA   x  1ºB                        3ºA   x   2ºB                       2ºA   x   1ºB
 
                              15.3.3. – Na fase final, os três melhores índices técnicos da fase semifinal se enfrentarão entre se, vencendo os melhores índices técnicos, após o término dessa rodada.
1º   x   2º                             2º   x   3º                             1º   x   3º
 
               15.4. – Com 32 equipes participantes os confrontos se darão em dois dias, sendo a fase classificatória no dia 13/10/12 e a fase semifinal e final no dia 14/10/12, no mesmo local e hora:
                              15.4.1. – No dia 13/10/12, a partir das 08:00 horas na Praça de Esportes de Serra da Saudade, iniciará a fase classificatória, a qual classificará as 16 equipes com melhores índices técnicos, de acordo com a tabela abaixo:
 
1   x   17                              5   x   21                                9   x   25                            13   x   29
2   x   18                              6   x   22                              10   x   26                           14   x   30
3   x   19                              7   x   23                              11   x   27                            15   x   31
4   x   20                              8   x   24                              12   x   28                           16   x   32
                                                       
15.4.2. – No dia 14/10/12, a partir das 08:00 horas no mesmo local, realizar-se-á, a segunda etap
a do Torneio.
                                            15.4.2.1. – Fase semifinal, nessa fase classificará para a final as 06 equipes com
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