30/11 - Prefeita de Serra da Saudade participa de encontro entre PSD e UGT em Brasília
Prefeita de Serra da Saudade participa de encontro entre PSD e UGT em Brasília
Adriana de Oliveira
A prefeita de Serra da Saudade, Neusa Maria Ribeiro participou do encontro entre o PSD
Partido Social Democrático (PSD) e a UGT (União Geral dos Trabalhadores) em Brasília. O objetivo é buscar apoio dos parlamentares à entidade, que luta pelos direitos dos trabalhadores.
Prefeita Neusa Ribeiro de Serra da Saudade e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Um encontro realizado dia 28 de março de 2012, em Brasília, na residência do deputado federal Ademir Camilo (PSD/MG) reuniu deputados federais, prefeitos, vereadores e lideranças sindicais.
O
Da esq. para a dir.o deputado federal Danrlei de Deus, dep. federal Eduardo Sciarra, dep. fed. Guilherme Campos, pres. da UGT, Ricardo Patah, prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vereador de S. João da Ponte, Geraldo, dep. federal Ademir Camilo e o secretário nacional do servidor público (UGT), Lineu Neves Mazano.
O objetivo do encontro, segundo o deputado federal Ademir Camilo seria “a criação de uma pauta da UGT com deputados federais sensíveis à causa da entidade e depois a filiação e comprometimento dos deputados com as propostas da UGT no Congresso Nacional. E as ações que estão tramitando no Congresso, estaremos vigilantes para defender os interesses da UGT”, conclui Camilo”.
O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, afirmou que a intenção é “aumentar a bancada parlamentar da UGT. Esta poderá ser uma maneira de ajudar a UGT, que já possui gente ativa na política”.
Segundo Patah, o parlamento brasileiro, nos últimos anos, não tem tido uma produção de leis que vão ao encontro da necessidade da classe trabalhadora ou da sociedade brasileira. Mas, existem vários temas que têm sido propostos pela entidade e que são importantes para a mudança na sociedade.
Sobre a reunião, afirmou que “nós tivemos a ideia, através do nosso deputado Ademir Camilo, de fazer esse encontro, pois são duas questões que se misturam”. Nós temos vários projetos, e se pudermos eleger dez e termos o compromisso, como por exemplo, o das 40 horas semanais para os trabalhadores, a importância de colocá-lo na agenda para que seja aprovado! Além disso, os deputados federais que têm uma relação próxima com a UGT, poderem priorizar os projetos em tramitação com o apoio do PSD, colocá-los em votação, principalmente, os processos de inclusão social.”, afirma Patah.
Legenda: Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores).
De acordo com o presidente da UGT, “os deputados eleitos têm a legitimidade do nosso povo e devem ter o nosso reconhecimento. Então, a nossa vinda aqui, prefeito, companheiros e companheiras, é construirmos um processo, um procedimento de como nós ficamos nas eleições de 2012. Nós queremos essa participação dos candidatos,” analisa Patah.
O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que comentou de se sentir muito à vontade no encontro promovido pelo deputado Ademir Camilo, afirmou “quero renovar o convite feito pelo Camilo, quem quiser estar mais próximo do PSD, sejam filiados ou não, contem conosco, com nosso entusiasmo, porque é a melhor maneira para que haja um fortalecimento global.”
“Em relação à UGT, seu papel, as suas bandeiras, é muito importante que a gente tenha organização”, afirmou Kassab.
Kassab também ressaltou que é preciso ter estratégia, pois, de nada adiantam as bandeiras se não forem levadas para o mundo partidário como o Congresso Nacional, e completou: - “eu estava dizendo agora a pouco, que no mundo dos movimentos a luta é de boxe, no mundo partidário é o xadrez, não se pode perder a pedra, pois, depois demora-se seis meses para recuperar o tempo. Temos que abraçar PSD e UGT. Estamos juntos”.
O prefeito de São Paulo afirmou que é preciso abraçar as prioridades “para que a gente possa ser bem-sucedido.”
Para Kassab, o primeiro encontro realizado na casa do deputado Ademir Camilo, é um entre tantos, e afirmou sua intenção de apoiar a UGT, porque, segundo ele, “é a única maneira da gente definir metas e conseguir atingi-las. Quero fazer desse encontro, uma rotina,” destacou.
A UGT tem espaço e é uma entidade moderna. “Falta uma pitadinha para se tornar uma mega entidade, em termos de tamanho e tem sido visível a participação da UGT nas eleições,” destacou o prefeito de São Paulo.
Antes de partir para São Paulo, o prefeito recebeu um telefonema do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS). Segundo ele, Maia mandou um abraço e pediu para justificar sua ausência pela votação que ocorrera até a noite, “mas, ficamos de agendar um próximo encontro aqui mesmo na casa do deputado.”, conclui Kassab.
Legenda: Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e o prefeito de Coração de Jesus, Antonio Cordeiro.
Estiveram presentes também ao encontro, os deputados federais Giroto (PMDB/MS), Danrlei de Deus (PSD/RS), Roberto de Lucena (PV/SP), Eduardo Sciarra (PSD/PR), Guilherme Campos (PSD/SP), Inocêncio Oliveira (PR/PE). Os prefeitos de Coração de Jesus, MG, Antonio Cordeiro, e de Luislândia, MG, José Sinésio Botelho e a prefeita de Serra da Saudade, MG, Neusa Maria Ribeiro, o vice-prefeito de Carapicuíba, SP, Salim Reis, o coordenador nacional do PSD, José Ibrahin, e ainda, lideres dos sindicatos dos ferroviários e portuários.
Durante o encontro, o deputado Ademir Camilo disponibilizou o livro
Seminário Nacional da UGT - 100 anos de movimento sindical no Brasil. Balanço Histórico e Desafios Futuros, uma compilação do ponto de vista científico do movimento sindical a partir de 1900, e ainda, um pen drive, no qual são elencados os projetos e propostas da UGT no Congresso Nacional.
Os deputados podem fazer um movimento de pressão no Congresso para pôr fim ao fator previdenciário que penaliza os aposentados, afirmou José Ibrahin, coordenador nacional do PSD, e que tem uma história marcante no sindicalismo. Ibrahin também participou da guerrilha urbana nos anos 68-70, no Rio de Janeiro e São Paulo, tendo sido preso, foi trocado pelo embaixador americano.
O deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP) comentou que achou importante o encontro porque entende que este vai ser “um trabalho que a base parlamentar vai levantar dentro do Congresso Nacional”.
“Já participei dos movimentos estudantis e nunca imaginei estar aqui, e poder junto com o Fábio Salomão, ajudar na organização de uma entidade que vai ser importante. O partido precisa se aliar ao movimento sindical,” afirmou o deputado federal Giroto (PMDB/MS).
O maior destaque do encontro, ressaltado por vários participantes foi a importância da aliança dos partidos com o movimento sindical e o interesse do ponto de vista da aprovação de leis que tenham como objetivo a inclusão social no país.
Prefeitura de Serra da Saudade, MG
Adriana de Oliveira
Assessoria de Comunicação
e-mail: adrianaluz64@gmail.com
Facebook: Adriana de Oliveira