Projeto de Educação Patrimonial
O município de Serra da Saudade tem uma cultura diversificada quanto as suas manifestações artísticas em geral.
Também já bens culturais materiais tombados e inventariados, mas, que é necessário relembrar para que a cultura não fique esquecida. Dentre bens imateriais mais importantes estão as tradicionais festas religiosas, a folia de Reis, as congadas, as festas juninas e os trabalhos manuais como: pinturas, artesanatos, crochês e bordados.
E para reativar a memória serrana-saudalense os membros do Conselho Municipal do Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Serra de Saudade discutiram uma maneira para que esses bens culturais materiais e imateriais possam ser resgatadas e reintegradas à cultura contemporânea. Para isso a participação da comunidade foi de fundamental à efetiva legitimação desse processo de preservação da memória local.
Um evento que marcou o início desta iniciativa, o Projeto de Educação Patrimonial, foi realizado no dia 23 de setembro de 2011.
O encerramento do projeto foi o tema “Resgatando os Valores Culturais de Serra da Saudade”, sob a coordenação de Cecília Geralda Faustino Silva com apoio da Prefeitura Municipal e colaboração dos professores, funcionários e alunos da Escola Municipal Luís Machado Filho e Centro Municipal de Educação Infantil,
O projeto foi desenvolvido com os professores e alunos de fevereiro a agosto de 2011, com várias ações como: realização de palestra na escola com slides dos bens culturais materiais tombados e inventariados e dos bens imateriais mais significativos do Município.
Os alunos realizaram vistas aos bens materiais tombados e inventariados. Durante as visitas os eles aplicaram questionários à comunidade para saber quais os bens imateriais mais importantes do Município.
Os estudantes realizaram pesquisas objetivando o maior número possível de dados e fotos antigas. Coletaram dados e relatos sobre as manifestações, celebrações, saberes, ou seja, a cultura imaterial do município.
Foram confeccionadas cartilhas com relatos da população, fotos desenhos, jogos pedagógicos com os bens culturais materiais tombados e inventariados, e ainda, foi feito um mural com fotos dos móveis e imóveis tombados e inventariados mais relevantes.
No encerramento do projeto houve várias apresentações como - apresentação de vídeo com bens tombados e inventariados, demonstrando fotos antigas e fotos de hoje, o vídeo também homenageou os congos e ternos do Moçambique e grupos de folia de Reis.
- foi apresentado mural de fotos antigas comparando com as recentes.
Os alunos do 1º ao 5ª ano apresentaram jogos pedagógicos como quebra-cabeça, jogo da memória, calendários, viseira e cata-vento demonstrando os bens materiais e imateriais tombados e inventariados.
Já os alunos do 5º ao 9º ano apresentaram cartilhas com relatos e fotos da comunidade sobre as manifestações culturais e religiosas sobre o artesanato e culinária do município.
Houve ainda apresentação dos Congos Pérolas da Serra e Serra dourada.
Um dia que marcou a iniciativa do corpo docente e discente das escolas para reavivar a participação artística e cultural de Serra da Saudade.