30/11 - Jornal Serrano tem seu segundo número editado pela Escola L. Machado Filho
JORNAL SERRANO
O alunos da Escola Luís Machado Filho fizeram um jornal laboratório sobre as notícias da escola e de Serra da Saudade. A coordenadora Pedagógica, Maria das Graças, Mariinha, o secretário de Educação, Lazer, Esportes e Turismo a direção da escola, Rosimeire e a vice, Jalma, alunos, professores, todos colaboraram para a realização do jornal.
Abaixo, seguem as matérias. Mas quem quer ver os dois jornais com texto completo com fotos, dever acessar os links abaixo:
Jornal Serrano nº 2 - Acessar Edição Completa
Jornal Serrano nº 1 - Acessar Edição Completa
Ano 1 – Nº 2 - Serra da Saudade (MG) Setembro 29 de agosto de 2011.
|
Nobre, inteligente e dinâmica. Refletindo a força da mulher.
Elegante, bonita. Sempre alegre e corajosa.
Uma pessoa admirável, positiva e muito forte.
Sinceridade e honestidade são valores que fazem parte de suas qualidades.
Autêntica e justa. Assim se define Neusa Maria Ribeiro. A competente prefeita de Serra da Saudade. Por meio de seu carisma, conseguiu merecidamente se eleger em 2008, como a primeira mulher a exercer este cargo na região do Alto São Francisco.
Parabéns Neusa. Você é muito especial para todos os serranos. E parabéns também pela brilhante administração deste município.
Homenagem de toda a equipe da Escola Municipal Luís Machado Filho.
Neusa: uma trajetória de lutas e vitórias
Como diz o poeta Mário Quintana, no verso "Das Utopias":
"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!."
Embora, de nascimento humilde, Neusa Maria Ribeiro nunca desistiu de seus ideais. Empenhada no trabalho, começou muito cedo, como assistente de costureira.
De 1977 a 1984, foi servidora da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá, MG, em mandatos de três prefeitos diferentes.
Em 1984, ao deixar a Prefeitura, fez o concurso e aprovada, foi funcionária da Caixa Econômica Federal de Dores do Indaiá, onde trabalhou até 2006, apresentando liderança e capacidade administrativa nos cargos ocupados.
Desde 2009 é prefeita de Serra da Saudade, MG, gestora de responsabilidade, lisura administrativa e empenho em conquistar recursos para o município.
Sua busca incessante para melhoria de Serra da Saudade tem um aliado na Câmara dos Deputados, o deputado federal Ademir Camilo (PDT), que por meio de emendas parlamentares conseguiu uma patrol e pá carregadeira, veículo para a saúde, e uma nova creche para Serra da Saudade, além de outros projetos que foram enviados e aguardam resolução.
Do governo estadual foi possível a revitalização da Praça Ademar Ribeiro de Oliveira, de Serra da Saudade, a reforma da antiga escola, que será um Centro Profissional, e a reforma do antigo prédio da prefeitura, que vai abrigar o Centro Cultural, com biblioteca, telecentro, sala para atendimento aos turistas, assessoria de comunicação e de exibição de filmes, entre outros.
Com a dedicação e o trabalho da prefeita Neusa Maria Ribeiro é que Serra da Saudade, já ficou conhecida no meio político como a "Suíça Brasileira", pela qualidade de vida oferecida à população. Esses são alguns dos projetos que foram concretizados pela gestora, e certamente, Serra da Saudade, ainda poderá ver realizado outros sonhos idealizados pela prefeita e acima, de tudo, realizados!
Obras realizadas pela Administração 2009/2012
Reforma do prédio da antiga Escola Estadual José Domingos Camargos
|
Revitalização da Praça Ademar Ribeiro de Oliveira
|
Entrega das casas populares do bairro São Geraldo
|
Reforma das estradas do município
|
Cada dia é um novo começo,
uma nova oportunidade para aprendermos mais sobre nós mesmos,
para nos importarmos mais com os outros,
pra rir mais do que rimos até agora,
para realizar mais do que pensávamos que poderíamos,
para sermos mais do que fomos até agora.
Que este dia seja apenas o começo
de uma vida inteira de novas alegrias a cada novo dia.
Que Deus te conceda as bênçãos de uma vida muito feliz,
amizades duradouras com pessoas que você confia
que podem iluminar seus dias com amor, paz e alegria.
Que Ele conceda a você as bênçãos mais preciosas e preencha todos
os seus dias com coisas maravilhosas. Que toda felicidade do mundo faça
parte do seu viver, tornando o dia do seu aniversário e todos os outros tão
especiais quanto você deseja, espera e claro, merece.
Secretário da educação apresenta dados da educação do município
Secretário municipal de educação Ivan Hernane de Oliveira
É com muita honra e satisfação que apresento os dados da Educação referentes ao nosso município.
Porém, gostaria de parabenizar e agradecer aos os funcionários da área educacional, desde aqueles que desempenham as funções mais simples até a direção das escolas municipais. Mas, principalmente aos professores que lidam diretamente e diariamente com os alunos, desenvolvendo sua atividade de maneira alegre, prazerosa e profissional. Com o desenvolvimento de projetos que visam a qualidade de ensino dos alunos, e um trabalho em equipe, os resultados vêm aparecendo e cada vez, de maneira mais contundente.
No Centro Educacional Menino Jesus, CEMEI, além de interação e desenvolvimento da parte lúdica, são desenvolvidas atividades pedagógicas de forma a capacitar nossos alunos para o ingresso no Ensino fundamental, de maneira tal que a alfabetização destes se torna um fardo mais leve para a professora dos anos iniciais. Este trabalho sério, desenvolvido pelas monitoras, professoras e Coordenadora da entidade, somente engrandece a cada um dos profissionais.
Na Escola Municipal Luís Machado Filho, os dados referentes ao ano de 2010, refletem o compromisso de toda a equipe que coordena o Ensino Fundamental. Tivemos um índice de evasão de 3.46%, sendo que somente um aluno do ensino fundamental regular se evadiu e os demais eram alunos de EJA, Educação de Jovens e Adultos. Nosso índice de repetência, pela primeira vez na história, ficou em zero, ou seja, não tivemos nenhum aluno retido no Ensino Fundamental. Nossos alunos do ciclo de alfabetização, ficaram todos no nível recomendado na prova do PROALFA, que mede a qualidade de aprendizagem dos alunos nesta fase.
Os Projetos desenvolvidos por todos os professores e as culminâncias de projetos com as viagens e apresentações dos trabalhos, também são frutos de esforços, da atual administração da prefeita municipal, Neusa Ribeiro, da secretaria de educação, e do secretário, professor Ivan Hernane, da coordenadora pedagógica, Maria das Graças Costa, conhecida carinhosamente, por Mariinha, da direção, a diretora Rosimeire de Oliveira e a vice, Jalma aparecida Silva Ferreira e de todo o corpo docente da escola.
Os alunos do segundo endereço da Escola Estadual Professor Antônio Ribeiro, ensino médio, também demonstram um ótimo aproveitamento com o trabalho eficiente do corpo docente. Os cursos à distância de Pedagogia, Administração de Empresas e pós-graduação, tornam nosso município pioneiro na modalidade de ensino superior, sendo que a Prefeitura Municipal arca, na maioria das vezes, com material e sempre com a Merenda Escolar.
Nosso Transporte Escolar, buscando e levando cada aluno na porta de suas casas, demonstram o compromisso, a seriedade e o respeito com cada aluno, tornando a frequência desses alunos fator determinante em suas aprendizagens e, principalmente, no aproveitamento escolar. Não deixando de destacar também a excelência na qualidade nossa merenda, sempre preparada dentro dos padrões de higiene, acompanhados pela nutricionista Camila Gonçalves, mas principalmente com a dosagem de carinho e dedicação de cada funcionário.
A modernização chega a nossas escolas trazendo melhor qualidade de vida e saúde, não só aos alunos, mas, principalmente aos professores com o término da licitação para implantação de quadros em acrílico nas salas de aula além da implantação de sistema de segurança através de sensores e alarmes em toda a escola.
Com todos estes dados, Serra da Saudade, mostra como se faz uma
“Educação de Qualidade e Para Todos”.
O que é “ensinar”?
Ensinar é dedicação, entusiasmo e acreditar que tudo é possível.
Nunca excluir, mas compreender cada ser humano na sua individualidade.
Semear com alegria, colher os frutos do conhecimento.
Incluir com amor e carinho informar, mas, sobretudo formar.
Na missão de ensinar é importante apostar no sucesso.
Afetividade deve ser a palavra mestra no ato de ensinar, de educar.
Respeitar o potencial da criança, de cada aluno e também o conhecimento prévio!
Com base na palavra acima “ENSINAR”, nossa escola traçou metas de trabalho.
-
Toda criança lendo e escrevendo no nível alfabético até os oito anos e a escola já está alcançando graças ao esforço e trabalho dos educadores.
-
Todos os alunos aprendendo juntos, sem exclusão.
-
Nenhum aluno fora da escola.
-
Fazer a diferença. E já está sendo feito.
-
Toda comunidade participando.
Diante disso, parabenizo o trabalho dos professores, mas sempre acreditando que podemos ser cada vez melhores.
Maria das Graças Costa
Responsável pelo setor pedagógico da Escola.
A Eduação em Serra da Saudade
O Centro Municipal de Educação Infantil “Menino Jesus” (CEMEI), sempre dando seu recado. Ali impera a alegria, o entusiasmo e a afetividade. O sorriso constante contamina os bebês e as crianças, juntamente com a canção de ninar.
Parabéns para a coordenação, monitoras, funcionários e professoras. Onde existe amor e encantamento, tudo é magia!
As fotos abaixo demonstram o entusiasmo, a beleza e a organização. Continue brilhando equipe! Vocês merecem todos os aplausos!
A Escola Municipal Luis Machado Filho foi destaque em 2010, na avaliação externa do PROALFA, (alunos do 3° ano) e do ensino fundamental, em 2011 cursando o 4° ano. Isso é motivo de muita alegria para todos nós que participamos deste trabalho e desta missão, às vezes, árdua, mas gratificante, que é educar.
Esperamos que continuemos sendo destaque. Para acontecer é preciso acreditar. Para quem quer chegar, há vários caminhos.
Parabéns direção, professores, funcionários e pedagógico.
Parabéns aos alunos e aqueles pais que preocupam com seus filhos e colaboram com a escola dando seu apoio, incentivo e valorizando e escola e o professor.
É preciso conscientizar nossas crianças, nossos jovens da importância e da necessidade dos estudos.
Nesta caminhada, o professor é peça fundamental para o processo de formação do aluno.
A maior preocupação da Escola L. Machado Filho é oferecer um ensino de qualidade. Para isso conta com o apoio da prefeita Neusa Ribeiro, e de quatro professores no apoio pedagógico que denominamos PIP (Plano de Intervenção Pedagógica). Os alunos da zona rural deixam a sala por trinta minutos e alguns, iniciam às 8 horas. Os demais alunos que residem na zona urbana voltam à tarde para receber o apoio dos professores que auxiliam na gramática, leitura, interpretação e reforço de matemática.
Isso é possível com o apoio que a escola tem da gestão municipal, que não mede esforços para que Serra da Saudade ofereça o melhor em ensino.
Curso superiores oferecidos em Serra da Saudade
Os cursos de pós-graduação no município começaram durante a gestão do ex-prefeito Alaôr José Machado. Atualmente, Serra da Saudade oferece a seus moradores e de cidades vizinhas, cursos de Graduação nas áreas de Pedagogia e Administração de empresas. Na primeira turma do curso de Pedagogia, receberam o diploma de conclusão de curso, dezoito pedagogos e, na turma de Administração, em fase final do curso estão formando mais dezessete administradores. Com a Nova Administração de Neusa Ribeiro, além da continuidade do Curso de Administração, abriu-se nova turma de Pedagogia com 25 alunos, uma turma de Pós-Graduação que finalizou no mês de março de 2011 deste ano com 43 alunos. Além disso foi aberta nova turma de pós-graduação com especialidades em Inspeção, Supervisão e Orientação Escolar, que iniciou-se em junho deste ano. Todos estes cursos têm apoio da prefeita municipal, inclusive com pagamentos de tutores dos cursos e bolsa de estudos no percentual de 50% para todos os alunos residentes no município de Serra da Saudade matriculados nos cursos de pós-graduação. O município preocupa-se com a base educacional de seus alunos e a capacitação de seus profissionais e das cidades vizinhas ofertando cursos de qualidade.
Alunas do Curso de Pós-Graduação
A natureza
Devemos cuidar da natureza
Com amor e carinho.
Cuidar das plantinhas, dos passarinhos
Dos animais, dos rios
Para não serem destruídos.
Alunos do 1º ano: Aline, Lorena, Pablo, Marcos, Miguel, Guilherme, Reinaldo, Mylena e Leandro.
Professora Janete.
Uma viagem encantada
Um mundo encantado
Onde todos podem entrar,
Viajar e se encantar.
Basta querer se aventurar.
Somos todos,
parte de uma história de amor, alegria e glória.
Nos livros os sonhos são realidade
E a gente aprende sempre a verdade.
Através dos livros podemos
Viajar na imaginação
Sem gastar nenhum tostão
Não precisa esperar,
É só se aventurar
Ler é brincar num mundo colorido.
Onde tudo é divertido.
Onde tudo é magia,
Brincadeira, alegria, fantasia.
Tudo isso em um universo dividido.
Poesia feita pelos alunos do 3º ano.
Professora Rosilene.
O PESCADOR ATREVIDO
Certo dia, um pescador muito atrevido foi pescar e jogou lixo no rio. De repente apareceu um policial florestal e disse:
̶ Pare com essa poluição. Não pode jogar restos de comida no rio. Não pode pescar aqui, você não leu a placa?
̶ Desculpe-me, eu não sei ler, isso não vai acontecer mais.
̶ Está bem, só se lembre que se todos continuarem poluindo os rios, os peixes morrerão, a água ficará contaminada e os rios ficarão sujos. Vamos preservar o meio ambiente, só assim teremos uma natureza bem cuidada.
Com essa lição o pescador atrevido nunca mais poluiu os rios.
Mensagem produzida pelos alunos do 4º ano.
Professora: Danielle.
Viagem a Ouro Preto
Em pé: Vinícius, Gabriel, Luiz, Thiago, Artur, Lucas, Ivan Victor, Thereza Raquell, Sttephany, Thaís Regina. Agachado: João Vitor.
Ouro Preto é um riquíssimo acervo de nossa história e é considerado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.
Gostaríamos de agradecer a Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, a direção da Escola Municipal Luís Machado Filho, o privilégio de nos proporcionar a concretização de nossa história. Com certeza o que vimos e aprendemos em nossa pesquisa, ficará registrado para sempre em nossa memória.
Professora: Maria José
Alunos do 5º ano
Recriando poesia
Ou isto ou aquilo – Cecília Meireles
Será que levanto?
Será que fico deitado!
Se brinco
Ou se assento
Vivo sempre na dúvida
Como posso saber?
O que devo ou não fazer?
Será que corro?
Descanso ou durmo?
Ai que aflição!
Dentro do meu coração.
Vivo enquanto, não sei o
Que faço
Vivo no espaço
Em um grande pedaço
Em dúvida de tudo
Mas o que vale é o conteúdo
O que vou fazer, nunca vou saber!
Ou isto, aquilo ou aquela
E nesta dúvida, não fico tranquila.
Mayara Bárbara Diniz – Aluna do 6º Ano
Ou isto ou aquilo
Não sei se presto atenção
Ou se me deito no chão
Se falo demais
Ou se fico calada
Mas que quero é ser amada
Ou isto ou aquilo
Onde escolher?
Porque é tão difícil de escolher!
É até um desprazer.
Não sei se assisto televisão
Ou se presto bastante atenção
Tendo uma explicação
Tudo vai virar uma emoção
Não explicado
Tudo continua complicado
Então fica a dúvida
O que escolhemos
Ou isto ou aquilo
Alexandra Martins Faustino Gomes – Aluna do 6º ano
AMOR
O amor é algo tão fácil de sentir e tão difícil de explicar, é algo que não vemos e não pegamos com as mãos, mas que correspondemos com o coração.
É como se diz o ditado: "é fácil lembrar para quem tem memória, esquecer é difícil para quem tem coração", pois o amor entra e constrói ferida e deixa cicatrizes, mas só o tempo pode curá-las mais tarde.
O amor é algo que não tem definição. Pois ele nos transporta para lugares que nunca tínhamos visto. O amor é uma coisa que chega de repente e nos transforma em refém.
Mas afinal o que é o amor? O amor é simplesmente... O amor.
Amor é aquilo que fica e não passa e quando a gente pensa que passou, ele volta com toda força para nos surpreender.
O amor é assim, nem todas as ocasiões somos correspondidos por ele, pois às vezes desprezamos quem nos ama, para amar quem nos despreza.
Temos que lembrar que Deus nos deu o mais puro dos sentimentos e o mais nobre de todos os dons, para tirarmos a nota máxima na escola da vida.
E essa nota só será alcançada se acreditarmos em uma palavra que apesar de pequena, tem um significado enorme:
O nome dessa palavra é: amor!
Thalita – Aluna do 9º ano.
Visita ao Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
Em nossa visita ao museu de ciências morfológicas assistimos a uma palestra muito interessante. O globo, marca do museu, é um coração (emoção) com uma mão desenhada no meio segurando um neurônio (razão), que significa a busca da razão e da emoção. Uns dos motivos da criação do museu foi o fornecimento de alto conhecimento para as pessoas, porque se uma pessoa não conhece seu corpo não tem como cuidar de si mesma. Outro objetivo foi promover a consciência ecológica, na qual aprendemos que não adianta uma pessoa se alimentar bem, praticar atividade física se não cuida do meio ambiente.
No museu os professores se empenham em ensinar aos alunos a não ter nojo do que eles veem, porque se eles falam que aquilo é nojento, que dá medo, eles estão falando do seu próprio corpo.
No museu é possível observar como eram os primeiros microscópicos e sua evolução até os dias atuais. As peças do corpo humano, algumas em gesso e outras, no formol. O formol preserva algumas peças há mais de 80 anos no museu. Ali, as partes do corpo humano são colocadas e divididas pelos sistemas: esquelético, locomotor, respiratório, e todos os outros. No sistema esquelético é possível observar a diferença entre o esqueleto de um homem e de uma mulher e mostra também o de uma criança. Os recém-nascidos sempre recebem um cuidado especial com a cabeça, pois é onde se localiza a fontanela que possui função importantíssima para o nosso corpo.
O estudo das partes do corpo humano é feito detalhadamente pelas quatro ciências: a anatomia, embriologia, histologia e citologia. No museu, os alunos têm a oportunidade de conhecer e poder observar as células no microscópico óptico e no microscópio eletrônico. E saber qual é a cor mais aproximada de cada órgão, que foi e é demonstrada em um boneco de nome Zezinho.
O museu ainda possui uma parte especial para deficientes visuais, que dá oportunidades a essas pessoas em conhecer e ter noção de como é uma célula, um órgão, etc. Enfim, o museu é um meio de ensino muito desenvolvido e apropriado a todos que querem aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o corpo humano.
Foi uma viagem maravilhosa e gerou um imenso conhecimento, servido até mesmo para um incentivo de que vale a pena estudar para chegar até lá na conceituada UFMG.
Luciana Ribeiro Martins
Aluna do 3º ano do Ensino Médio
Passeio ciclístico aos túneis
Dia 12 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante, alunos, professores e funcionários, direção, supervisão e secretário de educação participaram de um passeio ciclístico organizado pelo professor Claudiane Inácio. A saída foi da Escola Municipal Luís Machado Filho, às 8 horas da manhã, sendo que, alguns alunos foram de bicicleta e o restante preferiram fazer uma caminhada saudável até os túneis, sentindo o cheiro do campo e a beleza exuberante dos ipês amarelos. No local, aconteceu o sorteio de uma bicicleta entre os participantes do passeio. A ganhadora foi servidora municipal Lindalva, oferecido pela prefeita Neusa Maria Ribeiro, que tem apoiado a educação e outros segmentos, para que tudo aconteça com sucesso.
Após o passeio, foi servido um almoço preparado pelas chefes de cozinha da Escola.
Parabéns a todos!
Ipê amarelo na antiga linha férrea
Mensagem da nutricionista
Camila Aparecida Gonçalves
CRN/MG 11202 P
A importância da nutrição para saúde tornou-se um fato indiscutível nos tempos de hoje. Nada influencia tanto a saúde física de uma pessoa quanto os tipos e a quantidade de alimentos ingeridos. Ouvimos sempre dizer a expressão "você é o que você come", e é a mais pura verdade, pois o corpo é o produto de sua nutrição.
A maioria das pessoas escolhe os alimentos não apenas pelo valor nutritivo mas outros vários motivos como: hábitos, educação,fator econômico, social, entre outros. Os hábitos alimentares se formam a partir do momento em que o bebê começa a receber os alimentos que a mãe oferece. Nessa fase, a influência da família é essencial, porque ela impõe seus hábitos ao bebê. Então começa a acontecer a influência da escola, dos amigos, da propaganda, que podem influenciar aos hábitos saudáveis, como outros prejudiciais à saúde.
Portanto, a escola tem um papel muito importante na escolha dos hábitos alimentares dos alunos, uma vez que a merenda escolar deve conter os nutrientes necessários para manutenção da saúde e prevenção de desenvolvimento de doenças. Por isso devemos trabalhar a educação nutricional com nossos alunos, para que além da orientação em casa eles possam desfrutar da alimentação não apenas para saciedade, mas também sabendo a importância que os alimentos têm para o bem estar da sua saúde e do seu corpo.
Receita 1 - Brigadeiro
Ingredientes
-
1 lata de leite condensado
-
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
-
1 colher (sopa) de manteiga
-
1 xícara (chá) de chocolate granulado
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o leite condensado com o Chocolate em pó e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.
Dica:
- Símbolo da culinária brasileira, o Brigadeiro tradicional é enrolado e coberto com chocolate granulado.
Sobre a receita
-
Rendimento:40 unidades
-
Categoria da Receita:Festas/Coquetéis
-
Tipo de Prato:Docinhos
-
Tempo de Preparo:45 min.
-
Tempo Total de Preparo:45 min.
-
Nível de Dificuldade:Fácil
-
Custo:$ - Baixo
RECEITA 2 - BOLO GELADO
Ingredientes:
4 ovos;
2 xícaras de açúcar;
3 xícaras de farinha de trigo;
1 copo de suco de laranja (250ml);
1 colher de sopa de fermento em pó.
Para a cobertura:
1 garrafa pequena de leite de coco;
1 garrafa de leite (utilize a mesma garrafa do leite de coco como medida);
1 lata de leite condensado;
1 pacote de coco ralado sem açúcar.
Modo de Preparo:
Na batedeira bata as claras em neve. Acrescente o açúcar e bata por mais uns 3 minutos. Coloque as gemas, o trigo, o suco e continue batendo até formar uma massa homogênea.
Por último, ponha o fermento, bata por mais 40 segundos na menor velocidade da batedeira. Despeje a massa numa forma média e untada. Asse em forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.
Cobertura:
Misture bem numa tigela o leite de coco, o leite e o leite condensado. Reserve. Assim que o bolo tiver assado, retire do forno e fure toda a sua superfície com garfo ou faca, assim a cobertura penetrará bem. Com o bolo ainda quente e já furado despeje a cobertura sobre ele. Salpique o coco ralado por cima. Leve à geladeira por aproximadamente 3 horas. Corte o bolo em quadradinhos do tamanho que preferir e embrulhe com papel alumínio. Conserve na geladeira. Se o leite tiver fresquinho o bolo pode durar até uma semana, isso se não acabarem com ele bem antes.
Receita 3 – Como fazer um amigo novo
Ingredientes
1 porção de simpatia
1 dose de atenção
tempo livre
companheirismo
compreensão
Modo de fazer
Aproxime-secom
simpatia da pessoa que escolheu como amigo, ou amiga. Converse com ela e lhe dê
atenção: conte histórias, troque ideias, conheça os segredos dela, conte os seus... Não tenha pressa para falar com esse amigo, pois vocês têm
todo o tempo do mundo para se conhecerem. Quando a massa estiver pronta, leve-a ao forno e deixe-a crescer por alguns meses. Lá, no calor do
companheirismo e de
compreensão, a massa vai crescer bastante.
Retire a nova amizade do forno e saboreie-a um pouco todos os dias. Consuma à vontade, pois não engorda e faz muito bem à saúde.
Alfabeto do professor
(Mª de Fátima M. Baumgärtner)
Ame seus alunos
Bem – vindos sejam seus ideais
Creia na capacidade de transformar
Dê significado ao que planeja
Eduque através dos bons princípios
Fale menos e ouça mais
Goste do que faz e torne-se realizado
Honre a profissão que escolheu
Idealize a cada dia novos projetos
Julgue seus atos para melhorar sempre
Leia muito para saber sempre mais
Mostre seu valor através do que sabe fazer
Nutra sua mente com ideais entusiastas
Orgulhe-se pelo dom de ensinar e aprender
Procure demonstrar serenidade e justiça
Queira sempre a qualidade naquilo que faz
Respeite seus alunos para ser respeitado
Sorria para transmitir boas energias
Tenha paixão pelo que faz
Universalize a sabedoria
Valorize seu aluno para ser valorizado
Xda questão? A educação traz a solução
Zele pela ética e sua dignidade
Charge do dia
Centro de Referência da Assistência Social - CRAS
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), pela sua caracterização como equipamento público, tem o objetivo de ofertar serviços que articulam as diversas ações da Assistência Social e prevenir situações de risco. Dessa forma, o CRAS consiste na principal porta de entrada do SUAS.
No próximo mês, o CRAS apresentará à população dois importantíssimos projetos (Projeto Viver Melhor e Programa de Apoio a família).
O Projeto Viver Melhor busca uma integração das redes da Assistência Social, Saúde e Educação para desenvolver um trabalho preventivo e curativo às crianças, jovens e adultos e idosos obesos, hipertensos e diabéticos.
O Programa de Apoio a família tem proposta de acolher as famílias por meio de um trabalho de assistência, promovendo assim a inserção dos integrantes ao convívio social e fortalecimento de vínculos, gerando a proximidade necessária para que cuidemos dessas pessoas com encontros, oficinas, palestras, formação de grupos para atendimento social, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos usuários desse programa.
Projeto “Juventude Inteligente”
A adolescência é uma fase marcante do desenvolvimento humano, talvez, definitiva para a formação da personalidade, com limites imprecisos. Éentendida como uma fase de indefinição, de transição, e ainda, um período passível de conflitos e crises, porém um período de busca de liberdade, caracterizada por mudanças corporais e psicológicas.
Ativados pela curiosidade e pela busca do desconhecido, os adolescentes, em sua maioria, despreparados, lançam-se em experiências desconhecidas, expondo-se a riscos, como paternidade e maternidade precoces, doenças sexualmente transmissíveis, bem como as drogas. O projeto Juventude Inteligente desenvolvido em parceria com escola Municipal Luis Machado Filho, foi desenvolvido no sentido de reforçar a característica multidimensional do processo ensino-aprendizagem, mostrando que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo é estreitamente relacionado e, portanto, influenciado por seu desenvolvimento pessoal e social, no qual a sexualidade, afetividade e as drogas têm papéis fundamentais.
A relação professor/aluno é palco privilegiado das intervenções positivas para uma educação mais condizente com as demandas do nosso tempo. É importante interrogar seus gestos e posturas frente à sexualidade, afetividade e as drogas quando se trata de adolescentes. É um fenômeno multidimensional, não apenas psíquico, mas também biológico e sociocultural. Isso implica em afirmar que a nossa juventude é construída socialmente.
O objetivo maior do Projeto foi o de proporcionar uma sensibilização, que pudesse abrir um espaço para se falar das questões cotidianas do mundo escolar, apontando possibilidades de um trabalho coletivo e amenizando o impacto dessas questões em suas relações sociais.
Frente ao exposto, foram trabalhados os temas relacionados à sexualidade, afetividade e drogas através de oficinas, em um ambiente descontraído e ecológico, de forma que os alunos se interagiram com os temas descontraidamente, expressando seus desejos e dúvidas, permitindo discussões sobre as temáticas trabalhadas por meio de dramatizações, colagens, desenhos, etc., sendo também utilizados questionários antes das oficinas para avaliar o nível de conhecimento da temática abordada e observar o quanto foi apreendido nessas oficinas.
A realização da excursão foi uma excelente oportunidade para o desenvolvimento da assimilação interdisciplinar dos conteúdos propostos, uma vez que os temas foram trabalhados em um ambiente totalmente descontraído proporcionando assim o alcance dos objetivos propostos pelo Projeto.
Professor Claudine dos Santos Inácio
Projeto “Leitura Passaporte para o Conhecimento”
O Projeto surgiu com o objetivo de estimular, incentivar a leitura na escola e na vida, tendo como essência central, a leitura por prazer por meio da música, teatro, poesia, textos e outros.
O Projeto é desenvolvido pelos próprios alunos e o resultado está sendo surpreendente. Os alunos estão sempre procurando novos livros para ler, estimulados à apresentar peças teatrais e outras atividades que envolve a leitura de maneira rica a prazerosa.
O projeto “Leitura Passaporte para o Conhecimento”, pretende incentivar e formar bons leitores, capazes de ler e compreender o que estão lendo. Por meio deste projeto foi possível demonstrar o grande valor da leitura para a alunos, leitores e a comunidade.
Professora Silvânia Fernandes
Aula de Matemática:
A professora pergunta:
-Joãozinho, quanto é um menos um?
Sei não “fessora”......
-Vou te dar um exemplo: faz de conta que em cima desta mesa tem um pêssego. Se um comer o pêssego, o que é que fica?
-O caroço, “fessora”....
www.humortadela.com.br
Recomeçar sempre! Eis a vida
Para meditar ou refletir!
Não importa aonde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".
Recomeçar é dar uma chance a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e o mais importante...
Acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado...
Chorou muito? Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes?
É porque você fechou as portas até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da sua melhora...
Onde você quer chegar? Ir alto...
Sonhe alto... Queira o melhor do melhor...
Se pensamos pequeno... Coisas pequenas teremos...
Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor,
Porque sou do tamanho daquilo que vejo e não do tamanho da minha altura.
(CARLOS DRUMOND DE ANDRADE)