Prefeita Neusa participa da mobilização da CNM em Brasília
A prefeita de Serra da Saudade, Neusa Maria Ribeiro foi à Brasilia, participara da
Mobilização Municipalista Nacional,organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), dia 14 de setembro de 2011, presidida pelo presidente da entidade, Paulo Ziulkoski.
Além de prefeitos de várias municípios de todas as regiões do país, entre outras autoridades como deputados federais, reunião, contou com a presença do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, que foi informado pelo presidente da CNM sobre o fato ocorrido com o prefeito de Afonso Bezerra (RN), Jackson Bezerra. Ao tentar ingressar no Senado com a bandeira de seu Município sobre seus ombros foi impedido pelos seguranças da Casa.
O presidente da entidade, Ziulkoski disse que o ato era uma desonra aos municípios e aos prefeitos. O ministro e ex-presidente do Senado, Garibaldi Alves, que também é natural do Rio Grande do Norte apoiou o presidente.
Em repúdio ao acontecimento, o Ziulkoski pediu que nos próximos encontros, "os prefeitos venham à Capital Federal portando as bandeiras de seus Municípios". Pediu tamém que todos os presidentes de entidades estaduais, microrregionais e demais gestores procurem apoio em suas bancadas federais para reforçar as pautas e pressionar pela aprovação da emenda e do veto, se não surgir uma nova proposta até 5 de outubro.
O presidente da entidade também falou aos gestores sobre os resultados da reunião em 13 de setembro de 2011,, com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no Palácio do Planalto. Segundo ele, a ministra comunicou que o governo já está discutindo a questão dos royalties e que a primeira reunião seria realizada na quarta-feira com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e líderes de cinco partidos da Câmara e do Senado Federal.
Ao final, o presidente da entidade, pediu para que os prefeitos retornem a Brasília nos dias 28 de setembro e 5 de outubro.
Nestas datas, segundo o compromisso firmado pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), e do Senado, José Sarney, serão votados o veto à distribuição dos royalties e a regulamentação da Emenda 29.
No entanto, já está havendo mobilização da entidade, por meio de mensagem em celular, na qual o presidente Paulo Ziulkoski convida todos os prefeitos para retornarem à Brasília dia 21 de setembro às 9 horas, no salão Verde da Câmara dos deputados. O objetivo é a votação da regulamentação da EC 29.