CRAS realiza curso de motivação para jovens em Serra da Saudade
Psicóloga Ana Cyntia, o secretário Ivan Hernane de Oliveira e a coordenadora do CRAS, Cecília Geralda, em curso em BH.
O professor, Marcos Antônio Pereira Raposo, formado em gestão de pessoas, ministrou a palestra com o tema Motivação, no Salão Nobre da Escola Luís Machado Filho, de Serra da Saudade. O evento, realizado pelo CRAS de Serra da Saudade aconteceu no dia 18 de maio de 2011. O objetivo da palestra é despertar os jovens a assumir o controle de sua história, desenvolver sua auto-valorização e sua auto-estima, ajudando-as na construção de qualidade de vida melhor e na conquista das mudanças desejadas para seu futuro.
Gestores realizam curso de capacitação
O secretário de Educação Esportes Turismo e Lazer de Serra da Saudade, Ivan Hernane de Oliveira, a psicóloga Ana Cyntia Andrade Mendonça, a Coordenadora do CRAS de Serra da Saudade, Cecília Mendonça Geralda Faustino e a assistente social, Juliana Alves Inácio, realizaram um curso de capacitação do Plano Básico de Mobilidade Social, em Belo Horizonte, dia 17 de maio de 2011. O Plano tem o objetivo de estimular ações que promovam a melhoria dos indicadores sociais dos municípios mineiros.
Plano de mobilidade social
Os gestores das áreas de Educação, Saúde, e Assistência Social, Ivan Hernane de Oliveira, Amarildo Fernandes, Juliana Alves Inácio, Ana Cyntia Andrade Mendonça e Cecília Geralda Faustino Silva se reuniram no dia 25 de maio para planejamento, estudo dos indicadores sociais e início da elaboração do Plano de Mobilidade Social.
Curso tele presencial de capacitação do CRAS
A assistente social Juliana Alves Inácio, Cecília Geralda Faustino silva, coordenadora do CRAS e Catarina de Melo Peixoto Santos, auxiliar Administrativo da entidade de Serra da Saudade, realizaram um curso tele presencial de Capacitação do SUAS, no dia 28 de maio de 2011, em Divinópolis.
Projeto de Educação Patrimonial.
Resgatando os Valores culturais de Serra da Saudade.
O Município de Serra da Saudade está realizando atividades e ações para resgatar sua cultura. Há bens culturais materiais tombados e inventariados, porém poucas manifestações culturais são lembradas. Dentre os mais importantes bens imateriais estão às tradicionais festas religiosas, a Folia de Reis a Congada, as festas juninas e os trabalhos manuais como pinturas, artesanatos, crochês e bordados.
Os membros do Setor e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural discutiram uma maneira para que esses bens culturais materiais e imateriais possam ser resgatados e reintegrados à cultura contemporânea. Para isso, a participação da comunidade é fundamental à efetiva legitimação desse processo de preservação da memória local.
Observando as várias manifestações culturais de Serra da Saudade, concluímos que estas perderam seu real valor e significação para a comunidade em geral. O Projeto “Resgatando os Valores Culturais de Serra da Saudade”, visa resgatar a importância dos bens imateriais, sempre os ligando aos bens materiais. As festas populares e suas origens culturais em nosso município, devido à falta de conhecimento da nova geração, estão sendo deixadas de lado, pois os nossos antepassados não valorizam esse grande valor cultural e tradicional.
A nossa herança cultural está um tanto esquecida, por isso estamos envolvendo as nossas crianças das escolas Municipais Luís Machado Filho e Centro de Educação Infantil para participar desse projeto, afim de que através de pesquisas possam se inteirar dos bens materiais tombados e inventariados e das manifestações artísticas e culturais de outrora, resgatando-as para a atualidade.
Para desenvolver esse trabalho contamos com o apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Serra da Saudade e de forma muito especial com alunos, professores, direção e coordenação da Escola Municipal Luís Machado FILHO e CEMEI.
Curso em Serra da Saudade.
Visita dos alunos do 1º e 2º ano ao Prédio da antiga escola José Domingos Camargos
(Bem inventariado com História relevante para a população).
Visita dos alunos do 1º e 2º ano à Praça Ademar Ribeiro de Oliveira, Ponto de encontro dos moradores e visitantes da cidade(Bem inventariado do Patrimônio Histórico e Cultural).