Escola Luís Machado Filho, CEMEI e CRAS homenageiam as mães
A Escola Luís Machado Filho, o CEMEI, Centro Municipal de Educação Infantil, e o CRAS, Centro de Referência e Assistência Social do município de Serra da Saudade realizaram no dia 04 de maio de 2011, na praça Ademar Ribeiro de Oliveira, um evento para homenagear as mães.
As festividades foram iniciadas com uma gincana.Formaram-se duas equipes A e B, compostas por mães e filhos, que realizaram várias provas nas quais cada um teve que mostrar desempenho, agilidade, confiança para vencer os obstáculos.
A primeira prova foi o grito de guerra de cada equipe. A segunda, a do ovo na colher, na qual participantes das duas equipes teriam que passar o ovo sem deixá-lo cair. A terceira, foi a corrida de saco. A quarta, pegar a bala no prato cheio de farinha. A quinta, cada equipe teria que encontrar 4 pessoas adultas do sexo masculino para dançar o funk na frente do público. A sexta, as crianças teriam que formar frase com palavras encontradas dentro de um envelope. A sétima, fazer uma pintura de palhaço nas mães. A oitva, dança da mãe e filha. A nona, declaração de mãe para filho e vice-versa.
Uma das provas mais emocionantes foi a de número 9, enquanto mãe e filho declararam seus sentimentos, a platéia não conseguia conter as lágrimas.
O corpo de jurados foi formado pelo fisioterapeuta Davi Fiúza, o fisioterapeuta e acupunturista, Filipe Melo, o servidor municipalmunicipa Miguel Ribeiro, entre outros.
O jurados, tiveram dificuldade para apontar o vencedor, já que as duas equipes se saíram muito bem em todas as provas.
Houve ainda, a prova da solidariedade. Cada equipe teria que levar o maior número de roupas de frio para a doação.
À tarde, foi a vez das mães. A equipe do Centro de Saúde ofereceu os serviços de enfermagem como pesagem, pressão arterial, e glicemia. Além disso, a nutricionista Camila fez alguns folhetos explicando sobre as várias doenças como obesidade, colesterol, entre outras e a maneira mais saudável de evitar os problemas com a saúde.
A enfermeira e coordenadora do Centro de Saúde, Larissa S. Bráulio do Programa Saúde da Família de Serra da Saudade, distribuiu alguns panfletos informativos sobre a saúde da mulher com atenção para o câncer de mama e de colo de útero.
Presentes também o fisioterapeuta Filipe Melo e o odontólogo Alexandre Bacelar que dava dicas sobre saúde bucal, durante a tarde, enquanto alguns mediam pressão arterial, pesavam e viam o nível da glicose no sangue.
Houve voluntárias para o trabalho de manicure como a professora Andreia e Lucimeire. As estudantes Lauane e Simone fizeram chapa e escova, e ainda o atendimento da cabeleireira Flaviana, de Estrela do Indaiá. Um dia para embelezar as mamães de Serra da Saudade.
Ás 15 horas foi oferecido um lanche.
Às 17 horas foi a festa das mães, com música, teatro e jazz. A apresentação das alunas do jazz de Serra da Saudade e da professora foi um espetáculo à parte.
Destaque para os adolescentes que leram e interpretaram poemas e cantaram algumas músicas em homenagem às mães. Um dia inesquecível com trabalho, dedicação por parte de todos e o entusiasmo da platéia.
À noite, foi oferecido um jantar na Escola Luís Machado Filho para todas as mães e filhos presentes.
As equipes formadas foram:
Equipe A: Rosilene Aparecida Diniz, Luciana Aparecida Silva, Claudia Cristina de Oliveira, Rosa Maria, Aparecida Maria Martins, Janete Inácio, Renê Sueli Gomes, Sônia Campos, Maria Delfina, Edmara Bernardes.
Equipe B:Sabrina Gonçalves, Míriam Inês de S. Pinto, Luciane Ribeiro Gomes, Gislaine Mateus Borges, Lílian Kênia S. Pinto, Flávia Cristina Ribeiro, Neide Diniz, Izabel Cristina Gomes, Maria José Ribeiro, Maria Idália.