Serra da Saudade e Ministério do Meio Ambiente realizam curso de Educação Ambiental
A Prefeitura de Serra da Saudade em parceria com o Ministério do Meio Ambiente realizou de 10 a 13 de maio de 2011, na Câmara Municipal de Serra da Saudade, o curso de Educação Ambiental. A gestora municipal do meio ambiente, Dagmar Gontijo, abriu o evento, que contou com a presença de 30 alunos de escolas de Dores do Indaiá e de Serra da Saudade.
O encerramento foi uma caminhada à beira do Rio Indaiá e Funchal, na Barra do Funchal, que fica a 18 km do município.
Lá, tanto visitantes, como participantes do curso puderam observar espécies de plantas e a vegetação local.
Abaixo, tópico dos temas discutidos durante o curso de Educação Ambiental.
Curso de Educação AmbientalO curso de Educação Ambiental realizado na Câmara Municipal de Serra da Saudade teve como tema a Revitalização de microbacias do rio Indaiá, município de Serra da Saudade. Faz parte do Projeto Rio Indaiá de Serra da Saudade, MG.
Foi elaborada uma apostila com o mesmo título para os alunos e participantes do curso.
O Rio Indaiá nasce no município de Córrego Danta, afluente do Rio São Franscisco em sua margem esquerda. Com extensão de 286 km, banha os municípios de Estrela do Indaiá, Serra da Saudade, São Gotardo, Serra da Saudade, Matutina, tiros, Quartel Geral, Cedro do Abaeté, Abaeté, Paineiras, Biquinhas e Morada Nova de Minas onde deságua na represa de Três Marias.
Segundo Maria Cristina Souza, “os objetivos dos educadores nem sempre são os objetivos dos educandos e é devido a isso que quase sempre quando se trabalha educação ambiental o resultado não é satisfatório”
Em práticas para a educação ambiental, Maria Cristina Souza, ressalta vários projetos que poderão ser desenvolvidos pelos alunos como Festival de Pipas Ecológicas, Encontro de Jovens Ambientalistas, Educação Ambiental no Trânsito, Campanha Coleta Seletiva. Todos os Dias Faço Minha parte, Esporte e Educação Ambiental, Leitura e Educação Ambiental, Reutilizando óleo, Projeto Ecoturismo e ainda, Oficinas, Mural Ecológico.
Apresentar aos alunos a Geografia do Desmatamento.
Ecopontos – Eu posso, Eu devo, Eu faço com o objetivo de criar o hábito da coleta seletiva do lixo.
Aprendendo com a fotografia para trabalhar o olhar do educando quanto aos problemas ambientais.
Ser ou não ser um ator, escritor, cantor. Depende de você! Esse projeto tem o objetivo de estimular o desempenho oral, corporal, despertar a criatividade e ao mesmo tempo conscientizar o educando sobre os problemas ambientais.
Hino à natureza. Analisar as letras de músicas ambientais e discutir qual a mensagem que elas passam para despertar no educando a consciência ecológica.
Quanto ao lixo e resíduos sólidos. “É preciso que cada um de nós assuma nossa parcela de compromisso/ responsabilidade com o lixo que geramos. Isso é cidadania!” (Bárbara Cavalcanti)
Quanto à destinação final do lixo, classifica-se: Aterro controlado – o lixo é disposto em local determinado, sendo espalhado, compactado e coberto. Porém, não ocorrem tratamento e controle de gases, do chorume, e de entrada de catadores. Vantagens e desvantagens.
Aterro sanitário: local de deposição de resíduos sólidos, que atende à normalização e legislação vigentes. A principal vantagem é o controle ambiental e da Saúde Pública.
Incineração – tratamento térmico para resíduos sólidos classe 1 (perigosos), resíduos hospitalares e tóxicos, por exemplo.
Compostagem: processo biológico de decomposição da matéria orgânica de origem animal ou vegetal em composto orgânico que pode ser ampliado no solo para melhorar suas características.
Recursos Hídricos – são águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.
Gestão de recursos hídricos – a gestão de recursos hídricos pode ser definida como um conjunto de ações destinadas a regular o uso, o controle e a proteção dos recursos hídricos, em conformidade com a legislação e normas pertinentes. Nesta gestão pode-se abranger os seguintes tópicos: desassoreamento; controle de erosão; contenção de encostas; remanejamento/ reassentamento de população; uso e ocupação do solo para prevenção de mananciais; implantação de parques para controle de erosão e preservação de mananciais; recomposição de rede de drenagem; recomposição de vegetação ciliar.
Lençol freático e Aquífero – é caracterizado como um reservatório de água subterrânea decorrente da infiltração da água da chuva no solo nos chamados locais de recarga.
O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre 12º e 35º de latitude sul e entre 47º e 65º de longitude oeste e ocupa uma área de 1,2 milhões de Km2, estendendo-se pelo Brasil (840.000 km2), Paraguai (58.500 km2) e Argentina (255.000 km2 ).
Solos – elementos constituintes, textura, solos de textura arenosa (solos leves); solos de textura média (solos médios); solo de textura argilosa (solos pesados); estrutura do solo; porosidade do solo.
Profundidade do solo: solos rasos, solos com afloramento de rocha, solos profundos,
A capacitação de uso do solo pode ser expressa como sua adaptabilidade para fins diversos, sem que sofra depauperamento pelos fatores de desgaste e empobrecimento, através de cultivos anuais, perenes, pastagem, reflorestamento e vida silvestre.
Degradação do solo: vários tipos como degradação da fertilidade, erosão, degradação por contaminação.
Conceito e proteção das matas ciliares consideradas com áreas de APP – áreas de preservação permanente.
Foram propostas algumas atividades práticas para os participantes, entre elas a trilha ecológica, realizada na Barra do Funchal.