Serra da Saudade consegue alto índice de desenvolvimento educacional, segundo IFDM
Por: Adriana de Oliveira
De acordo com o IFDM, Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, Serra da Saudade alcançou a 14ª posição no ranking geral em Minas Gerais, com 0, 6643. Em emprego e renda, 0, 2492, Educação, 0, 8439, e saúde, 0, 8999, respectivamente, para o ano de 2010.
Vale ressaltar que, o FIRJAM mede o índice de desenvolvimento municipal, e constitui um farol amplo, suprindo a ausência de um acompanhamento sócio-econômico sistemático.
A área de Educação constitui-se em um dos principais pilares para o desenvolvimento do país. Nota-se que os países que conseguiram dar um salto em seu desenvolvimento realizaram grandes reformas em seus sistemas educacionais. Conseqüentemente, uma população que possui educação com qualidade está mais apta a receber investimentos produtivos na economia, segundo o próprio Instituto, pois, possui mão de obra mais qualificada capaz de incorporar novas tecnologias e adaptar-se às exigências do mundo moderno.
Dessa forma, vale dizer que uma educação de qualidade não se restringe apenas ao aluno, ou à escola, de acordo com FIRJAM, mas, sobretudo, “à comunidade onde a escola se insere, reforçando valores morais, éticos e sociais e traçando as principais diretrizes para a conduta da vida em sociedade.”
O IFDM-EDUCAÇÃO, de acordo com o próprio instituto, foi idealizado para captar tanto a oferta como a qualidade da educação do ensino fundamental e pré-escola, oferecida aos municípios brasileiros, em escolas públicas e privadas, segundo as competências constitucionais de todo município.
Para atingir a finalidade de disponibilizar ao menos o ensino fundamental em cada município, o Instituto definiu um conjunto de indicadores para a composição do IFDM- EDUCAÇÃO. Para o ensino infantil, considera-se matrículas em creches e pré-escolas registradas, comparativamente ao número de crianças pertencentes à faixa etária adequada a esta modalidade educacional, de 0 a 5 anos de idade, com base nos dados do censo Escolar de cada ano.
Assim, não se questiona quantos vão à escola, mas, o quanto se aprende na escola, seguindo os seguintes indicadores:
a) Taxa de distorção idade-série;
b) Pencentual de Docentes com Curso Superior;
c) Número Médio Diário de Horas-Aula;
d) Taxa de Abandono Escolar; e
e) Resultado Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
Observando o índice de desenvolvimento educacional de Serra da Saudade, 0, 8439, pode-se dizer que quanto mais próximo do 1, como diz o informativo do IFDM, maior será o nível da localidade.
E partindo para a classificação do IFDM, os municípios com IFDM que tiveram o índice entre 0,8 e 1,0 é o estágio mais alto de desenvolvimento.
E por ter periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, a metodologia do IFDM é pioneira e única, na medida em que possibilita o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social de todos os municípios brasileiros.
E, para avaliar esse índice, o IFDM, analisou as seguintes variáveis para chegar ao resultado:
- Taxa de matrícula na educação infantil;
- Taxa de abandono;
- Taxa de distorção idade-série;
- Percentual de docentes com ensino superior
- Média de horas aula diárias;
- Resultado do IDEB;
Com o resultado altíssimo do nível de educação em Serra da Saudade, só se pode confirmar a excelente qualidade em todos os níveis de educação pela Prefeitura Municipal, o corpo docente das escolas, tanto do CEMEI – Centro Municipal de Educação Infantil que cuida de crianças de 0 a 5 anos de idade, e a Escola Luís Machado Filho, com ensino fundamental, como a Excelência em oferecer ótima alimentação nutricional para os alunos, direção e secretariado.
Assim, vale ressaltar o trabalho da coordenação do CEMEI, Maria de Fátima Silva, e todos os professores e funcionários.
Na Escola Luís Machado Filho, a direção de Rosemeire de Oliveira, o secretário Municipal de Educação, Ivan Hernane de Oliveira, os professores pela total dedicação e os funcionários.
Equivale dizer que sem o esforço e o trabalho em equipe de todos, Serra da Saudade, não despontaria com o alto índice de educação.
Mais que um resultado, é uma forma de avaliar o trabalho de todos que contribuíram para o saber, o conhecimento e é ainda, uma maneira de reconhecer o empenho, a sabedoria para levar informação de qualidade a todos os alunos do município!