Associação do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá recebe ceritificado da SETUR
Por: Adriana de Oliveira
A Associação do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá recebeu na tarde do dia 11 de novembro de 2010, com presença de várias autoridades o tão esperado Certificado da SETUR - Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais.
A solenidade aconteceu no Castelo Indaiá, em Dores do Indaiá, e a parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá, a Associação do Circuito Turístico e a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, esperam incentivar ainda mais o turismo local ,mostrando o que a região tem de mais belo, como rios, cachoeiras, enfim, todas as belezas naturais e culturais, como o artesanato exibido no evento de Estrela do Indaiá e Serra da Saudade.
De Estrela, toalhas de mesa bordados e doces. De Serra da Saudade, a cachaça Dama da Serra de propriedade da prefeita Neusa Maria Ribeiro e ainda, o que a cidade tem que dá água na boca: a culinária, apresentando pudim, pé de moleque, doces de frutas, além de roscas e outras guloseimas.
Foto oficial da solenidade.
Estiveram presentes à solenidade, o prefeito de Dores do Indaiá, Dr. Joaquim Ferreira da Cruz, o presidente da Câmara Municipal de Dores do Indaiá, Rivalton Cruz, o Secretário Adjunto de Estado de Turismo de Minas Gerais, Maurílio Soares Guimarães, o presidente da Federação dos Circuitos de Minas Gerais, Francisco Melo, e o presidente do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, Eduardo de Lacerda Valente.
Os prefeitos das cidades que fazem parte do circuito também marcaram presença como a prefeita Neusa Maria Ribeiro, de Serra da Saudade; Cedro do Abaeté, Hilário Darck dos Reis; Dores do Indaiá, Dr. Joaquim Ferreira da Cruz: Estrela do Indaiá, João José de Carvalho; Quartel Geral, representando o prefeito Gaspar Carlos Filho, a secretária de Educação Rozélia Oliveira; Luz, Agostinho Carlos Oliveira; Matutina, o representante do prefeito José Hironilton Lopes, João Martins de Morais; e Santa Rosa da Serra, Cleide Maria Ferreira Rangel.
O secretário Adjunto de Estado de Turismo de Minas Gerais, Maurílio Soares Guimarães, comparou o certificado como o primeiro diploma do quarto ano escolar. "A região tem atrativos, mas, precisa virar produtos", afirmou. Para ele, o turismo é a segunda maior indústria do mundo, mas, é preciso força de vontade e união de todos. "O ICM turísitico auxilia com os recursos, mas, não será muito, por isso, é preciso contar também com a iniciativa privada" para maior desenvolvimento do circuito e da região, afirmou.
Caminhos do Indaiá é a quadragésima oitava certificação entregue, afirmou o presidente da FECITUR, Francisco Melo. Segundo ele, Dores do Indaiá e região completam o mosaico do turismo em Minas Gerais que já estava sensibilizado", completou.
Foto: A prefeita de Serra da Saudade recebeu dois certificados, um pela cachaça Dama da Serra e outro pela cidade que faz parte do Circuito Turístico, ambos entregues pelo secretário adjunto de turismo, Maurilio Soares.
Já Rui Felipe, um dos adminstradores da SETUR, complementou os dizeres do secretário adjunto afirmando que " turismo se faz pela inciativa privada, curso de capacitação, elaboração e desenvolvimento."
O compromisso está firmado, o que impulsiona os prefeitos da região, mas, o que todos esperam é o empenho e a vontade dos cidadãos em investirem em suas cidades, confiando no progresso da região.