Prefeitura de Serra da Saudade e SENAR realizam curso de turismo
Por: Adriana de Oliveira
A Prefeitura de Serra da Saudade e o SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizaram entre os dias 21 e 24 de setembro de 2010, o curso "Empreendendo o turismo no espaço rural", em Serra da Saudade.
O curso com 32 horas, 4 dias, e 8 horas ao dia, foi ministrado pela professora Ana Edwiges Braga Coelho Araújo e contou com a participação de 12 pessoas, de Serra da Saudade e Dores do Indaiá.
A professora finalizou dizendo que há muito o que fazer, e "vocês devem tomar a iniciativa", referindo-se ao município de Serra da Saudade.
Segundo ela, "trabalhar não é castigo. É preciso fazer do trabalho algo prazeiroso, algo que você goste!".
Maria da Conceição Silva Alves, proprietária do bar que fica na Praça de Esportes, perguntada sobre os benefícios do curso para a sua vida, respondeu que aprendeu a gestão em seu negócio, que é um comércio.
Já o presidente do Circuito Caminhos do Indaiá, Eduardo de Lacerda Valente disse que "temos carência de capacitação, por isso foi muito proveitoso".
Os parcipantes fizeram um passeio à Barra do Funchal, e lá puderam tirar várias lições. Enumeraram uma série de ações que devem ser realizadas para que o local se torne um lugar de turismo para os visitantes. Entre as ações estão, a colocação de placas indicativas dos locais, placas educativas, colocação de internet; indicação da área dos campings; reforma das duas casas, do guarda e de pousada; novo local para refeições, entre outras.
O presidente do Sindicato Rural de Dores do Indaiá, Tarley Santos, finalizou dizendo que a prefeita empenhou e por isso, o curso aconteceu.