COMUNIDADE DE SERRA DA SAUDADE RECEBE INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA AULA DE MÚSICA E BIBLIOTECA ITINERANTE.
Por: Adriana de Oliveira e Ivan Hernane de Oliveira
Dia 06 de agosto de 2010, no salão nobre da Escola Luís Machado Filho, em Serra da Saudade, MG, houve a solenidade de abertura da “Biblioteca Itinerante” da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, com o tema “Reinações de Emília”.
O projeto foi elaborado pela coordenadora de projetos da Prefeitura Municipal de Serra da Saudade, Heliane Lima, e pelo secretário Municipal de Educação, Esportes, Lazer e Turismo, Ivan Hernane de Oliveira, com apoio da administração municipal.
Segundo o secretário municipal, esses projetos devem propiciar a Escola Luís Machado Filho e também o CEMEI “Menino Jesus”, principalmente àqueles alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma viagem no tempo para conhecerem as travessuras da boneca de pano criada por Monteiro Lobato.
A Biblioteca constituída de 20 baners (da obra de Monteiro Lobato) pertence à Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Foi trazida à Serra da Saudade pelo próprio secretário de educação, e deve ficar em exposição na escola até o dia 30 de agosto, onde os alunos poderão desfrutar de momentos de alegria, leituras, dramatizações. Será um mês no qual o Projeto “O Mundo Encantado da Leitura”, poderá ser explorado por crianças e adultos.
Faz parte da exposição um acervo de cerca de mil e quinhentos livros doados pela mesma Secretaria à Biblioteca Pública Municipal. Os livros são constituídos dos mais novos lançamentos de mercado, assim como de contos e histórias clássicas da Literatura Infantil, Infanto Juvenil e Juvenil e estão à disposição de toda comunidade para desfrutar de momentos de leitura.
Durante a solenidade, o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Ivan Hernane de Oliveira, destacou a importância da leitura não só para as crianças e estudantes, mas para toda a comunidade
Após, convidou a todos para aproveitarem deste momento, e que ainda existem mais mil e quinhentos livros que serão expostos em outra oportunidade.
A Coordenadora Pedagógica, Maria das Graças Costa, salientou também a importância da leitura, e afirmou que todos os alunos do Ensino Fundamental estão com a leitura consolidada, fato difícil de encontrar na maioria das escolas públicas do país.
Vista panorâmica do salão da Escola Municipal “Luís Machado Filho” com a exposição de livros.
Livros da Biblioteca Pública Municipal de Serra da Saudade em exposição na Escola Municipal “Luís Machado Filho”
Exposição da Biblioteca Itinerante da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais com o tema “Reinações de Emília”.
A boneca Emília interpretada pela aluna Renata Araújo Silva do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Luís Machado Filho”.
Escola de Música
Instrumentos entregues pela Prefeitura Municipal de Serra da Saudade para a aula de música.
“A escola de música” é um projeto da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Serra da Saudade.
Durante a solenidade de apresentação do projeto, dia 06 de agosto de 2010, o músico e professor Anderson de Assis, recebeu, simbolicamente, das mãos da Prefeita Municipal, Neusa Maria Ribeiro e do Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Ivan Hernane de Oliveira um violino, representando todos os instrumento musicais para o desenvolvimento da aula de música no município de Serra da Saudade.
Para as aulas, foram adquiridos, com recursos próprios da Prefeitura Municipal, 07 violinos, 01 teclado, 20 flautas doces, 05 violões, 02 violas de arco, além de encordoamento, livros e outros materiais, que foram repassados ao professor Anderson de Assis para o desenvolvimento do projeto de música do município, no qual já estão matriculadas mais de 50 pessoas, incluindo estudantes e membros da comunidade em geral.
Instrumentos modernos que possibilitarão às pessoas mais uma forma de aprendizagem, envolvendo a arte, o lúdico e a emoção.
Este projeto também foi desenvolvido por Heliane Lima, Coordenadora de Projetos, Ivan Hernane de Oliveira, Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Neusa Maria Ribeiro, Prefeita Municipal e Anderson de Assis, que teve a iniciativa de procurar os órgãos competentes do municipal para tornar viável seu projeto de formar uma Camerata no município.
A Prefeita Municipal, falou da sua alegria em poder propiciar à comunidade, mais este espaço de cultura e aprendizagem. Comentou também sobre a importância de manter as crianças longe do mundo das drogas e da violência da sociedade
Estes dois eventos também foram assistidos por pessoas da comunidade de Estrela do Indaiá, que parabenizaram Serra da Saudade pela iniciativa e investimentos na área cultural do município.
No encerramento, houve apresentação de um número da Boneca Narizinho, interpretado pela aluna Renata Araújo da Silva, do 7º Ano do Ensino Fundamental.
O Secretário Municipal, Ivan Hernane de Oliveira, agradeceu a presença de todos e colocou o setor de educação à disposição da comunidade e visitantes.
É a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo e a Prefeitura Municipal construindo uma “Educação de Qualidade e Para Todos.”
Alunos, Prefeita Municipal, Secretário de Educação, Professor de música e Coordenadora de projetos na entrega simbólica dos instrumentos
Professor Anderson de Assis – Currículo
Iniciou os estudos no primário na sua cidade natal, em 1994, no Centro Cultural Airton Sena.
Aos 06 anos de idade, iniciou suas atividades musicais, fazendo Teoria Musical e Flauta doce.
Deu seguimento na música erudita, tendo participado como aluno na Orquestra Municipal de Ribeirão Pires. Lá tocou viola de arco.
Em 2000, fez Conservatório Musical,
Em 2003, participou da Orquestra Filarmônica de Santo Amaro, sendo integrante no período de formação da orquestra.
Teve aulas de viola no Conservatório da Argentina. Foi aluno de arranjo e improvisação com o Maestro Sérgio Chenne da ULM (Universidade Livre de Música).
Aprendiz de viola de arco com Sérgio, que estudou nos Estados Unidos, pela Prefeitura de Ribeirão Pires.
Fez cachês com outras orquestras. Tocou também na Orquestra da Polícia do Estado de São Paulo como convidado.
Atualmente, estuda como autodidata e desenvolve aula de música e canto com alunos das escolas municipais de Serra da Saudade e pessoas da comunidade interessadas.