Prefeitura e Emater promovem palestra sobre milho transgênico e entrega de mudas do projeto pimenta malagueta em Serra da Saudade
Por: Adriana de Oliveira
Dia 30 de julho de 2010, no salão da Escola Luís Machado Filho, a Riber Sementes em parceria com a Prefeitura Municipal e a Emater, de Serra da Saudade promoveram a palestra Milho Transgênico, a solução para o pequeno produtor.
Na abertura do evento, a prefeita Neusa Maria Ribeiro, comentou sobre os projetos que estão sendo incentivados pelo município e a importância deles para o produtor rural.
Comentou também da aquisição da nova patrol e pá carregadeira e o esforço para adquiri-las. Após, foi transmitido um vídeo sobre as cidades mineiras que foram contempladas com o projeto do Ministério da Integração Nacional, para a aquisição das máquinas e outro vídeo dando um relato sobre seu empenho em Brasília junto a políticos na tentativa de ver o projeto aprovado.
Palestra: Milho transgênico, a solução para o pequeno produtor
O palestrante José Eustáquio Pereira Camargos, da Riber Sementes falou sobre o tema: Milho Transgênico, a solução para o pequeno produtor.
Ele comentou sobre o projeto de produção do milho BR 206, que possui a palha mais branca para a produção de palha de cigarro. Segundo ele, vários pequenos produtores da região estão aderindo como as cidades de Pitangui, Pompéu. O milho RB 9308, YieldGard também pode ser cultivado para esse tipo de produto, e é o mais indicado para a produção de palha. O preço comercializado atualmente, é de R$ 7,00 (sete reais) o quilo.
Eustáquio também deu dicas para armazenagem de adubo e sementes, pelo adubo conter sal e a semente, um ser vivo não podem ficar juntos pois o sal seca as sementes.
Outra explicação foi como trabalhar corretamente com a plantadeira para não gerar desperdício. Ela deve andar em velocidade constante de 5 km por hora.
Entrega de mudas do projeto Pimenta Malagueta
Após a palestra, o vice-prefeito de Serra da Saudade, Waldemar José de Camargos falou sobre a importância desse projeto do plantio da Pimenta Malagueta e o técnico da Emater, Carlos, deu as informações sobre o plantio:
O plantio da pimenta deve ser realizado em covas de 40 cm de largura por 40 cm de comprimento por 40 cm de profundidade. Retira-se os primeiros 20 cm de terra e deve-se amontoá-lo de um lado da cova e os outros 20 cm do outro lado. Misturar na terra retirada primeiramente 500 gramas de calário, 20 litros de esterco de curral curtido e 200 gramas do adubo 03-15-06 mais micronutrientes e voltar a mistura para a cova. Regar bem a cova. O espaçamento a ser utilizado é o de 1 metro entre plantas e 1 metro entre linhas. O plantio deve ser feito a uma profundidade que cubra com terra até a altura do colo da planta, tendo cuidado de não utilizar profundidade superior, pois, favorece o aparecimento de doenças. Logo após o plantio efetuar uma irrigação abundante, de 3 em 3 dias. Depois de 30 dias do plantio fazer a adubação de cobertura.