Ir para Página Principal
31/10 - Palestra antitabagismo alerta sobre os riscos do fumo
PSF faz reuniões antitabagismo
De acordo com a enfermeira, coordenadora do PSF de Serra da Saudade, Juliana Oliveira, esse programa antitabagismo é do governo federal, faz parte do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo.
Tem como objetivo, ajudar os participantes a pararem de fumar.
As reuniões realizadas no Centro Cultural Zé Mestre, tiveram inicialmente, dezenove pessoas e já foram feitos até o mês de outubro, sete encontros.
No primeiro mês, as reuniões são semanais, no segundo mês, quinzenais, e no terceiro, mensais.
O governo federal oferece medicamentos para rejeição da nicotina como goma de mascar, adesivo e medicamento antidepressivo, quando o paciente necessita. Assim, todos devem passar pelo ambulatório para que o médico observe a necessidade ou não do antidepressivo para aqueles que têm dificuldade de parar de fumar.
Normalmente, quando são realizadas as reuniões, o PSF aproveita para falar de outros temas importantes para a comunidade, como dengue, por exemplo, na qual o agente comunitário César, aproveitou a oportunidade para alertar a população sobre os riscos do mosquito no município e a necessidade de manter a cidade limpa e livre da dengue e outras doenças.
As reuniões contam também com o auxílio de palestrantes como o médico do PSF, dr. Paulo e ainda da nutricionista que explica quais os melhores alimentos durante a tentativa de deixar o cigarro.
Após quatro sessões com o grupo, a enfermeira explica tudo para o paciente que escolheu uma determinada maneira para tentar parar de fumar e, após são feitas as manutenções, que tentam manter o grupo informado sobre os medicamentos, e orientações gerais, já repassadas.
O próximo encontro será dia 24 de novembro de 2016, no Centro Cultural Zé Mestre, às 18 horas. Contamos com a presença de todos!
  
Resumo dos quatro manuais dos participantes das reuniões “Deixando de fumar sem mistérios”
Sessão 1
Entender por que se fuma e como isso afeta sua saúde
Objetivos do programa:
O Programa é destinado a ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido.
São realizadas quatro sessões para os grupos
O Programa consiste de quatro sessões de grupo (de 10 a 15 pessoas), de uma hora e meia, uma vez por semana, por um período de quatro semanas. Num programa com essa duração obtém-se tanto êxito quanto num programa mais longo
Contento todos os elementos que são significativos para ajudar fumantes a pararem de fumar e a permanecerem sem cigarros, ele aborda os comportamentos, pensamentos e sentimentos dos fumantes.
Finalmente ele usa a interação do grupo para incentivar e apoiar as mudanças!
Vamos nos apresentar: Quanto você fuma? O que faz você fumar? Qual o obstáculo mais difícil para você deixar de fumar? Quanto tempo depois de levantar você acende seu primeiro cigarro?
Objetivo da Sessão n.1 é entender por que se fuma e como isso afeta a saúde.
Aspectos do Tabagismo
A nicotina é uma droga que causa dependência química, ou seja, a perda do controle sobre seu uso, em razão da necessidade psicológica ou física
Ela faz com que as pessoas fumem apesar de saberem dos sérios riscos à saúde.
O tabagismo provoca uma dependência química cuja natureza e intensidade varia de um fumante para outro. 
Além disso, o ato de fumar envolve várias associações de comportamentos ligados a rituais, hábitos individuais e sociais. Essas associações estabelecem-se inconscientemente, contudo, podem constituir um obstáculo para se deixar de fumar.
Muitos fumantes tem dependência da nicotina. Se você tem um desejo intenso por cigarro (fissura) e não consegue ficar pelo menos duas horas sem fumar é provável que esteja dependente. Por isso é normal que os primeiros dias sem fumar sejam os mais difíceis
A dependência psicológica refere-se ao significado que o fumar tem para você. A forma mais comum de dependência é o uso do cigarro para lidar com o estresse.  Muitos sentem que o cigarro proporciona relaxamento e fumam sempre que estão tensas. 
Outros usam o cigarro como uma forma de lidar com a solidão. No sentido real o cigarro se torna um companheiro. Alguns sentem que o fumar os estimula a serem criativos e assim fumam mais quando estão trabalhando. Ainda outros fumam mais quando estão contentes ou se divertindo, pois para eles o cigarro parece estender o prazer.
Muitos fumantes estão condicionados a fumar sempre que tomam café. Inicialmente você começou apenas acendendo um cigarro após o seu café, pois parecia um momento apropriado ou porque era uma atividade social comum. Depois de algumas repetições, no entanto, essa associação se tornou mais frequente, de forma que, agora, cada vez que você pega uma xícara de café, tem desejo de fumar.
Para a maioria dos fumantes existem várias associações como essa. Outras associações comuns são entre fumar e: Consumir bebidas alcoólicas; Falar ao telefone; Assistir televisão; Depois de comer.
Ambivalência: parar x continuar fumando
O que você quer mais? Você tem apenas que decidir o que quer mais.. Muito poucas escolhas na vida são claras. Na realidade a maioria das decisões é baseada no preferir uma opção à outra.
O ponto mais importante é que uma vez que se decida parar de fumar mais do que continuar, pode-se transformar a ambivalência em ação, deixando-se de fumar realmente.
Métodos para deixar de fumar
Existem dois métodos: Parada abrupta: significa parar de fumar de uma hora para outra; Parada gradual: é aquela que o fumante decide parar de fumar em alguns dias (redução e adiamento);
•        O método gradual é recomendado para aquele que estão especialmente ansiosos a respeito de parar de fumar, pois não tem confiança nas suas chances de sucesso.
Atenção
O método gradual deve levar apenas alguns dias, pois abster-se do cigarro lentamente faz com que os sintomas da abstinência persistam por um período mais longo, aumentando o risco de recaída.
Tabagismo e os prejuízos à saúde
O tabagismo pode causar câncer de: Pulmão; Boca, Faringe e laringe, esófago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero.
Ainda pode causar doenças cardiovasculares, enfisema pulmonar, bronquite crônica, sinusite, úlceras e envelhecimento prematuro da pele.
A fumaça do cigarro contém aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas e as mais importantes são o Monóxido de Carbono, a nicotina e o alcatrão.
•        Tarefas: Escolher a data para deixar de fumar; (qualquer dia antes da terceira sessão).
Sessão 2 - Os primeiros dias sem fumar
Qual a data escolheu para parar de fumar
Falar das Experiências...
Sintomas de Abstinência
Alguns ex-fumantes apresentam sintomas de abstinência. Porém é importante lembrar que: Os sintomas são limitados pelo tempo, a maioria desaparece dentro de uma a duas semanas.
Esses sintomas são sinais de que o corpo está se restabelecendo e retornando ao seu estado saudável anterior ao início do tabagismo.
Sintomas mais comuns: Fissura (ignore o desejo intenso); Tensão; Formigamento nos braços e pernas; Peso na cabeça, tontura ou dificuldade de concentração; Tosse; Dor de cabeça; irritabilidade, Agitação; Sonolência; Aumento do apetite; Insônia.
1.    Procedimentos práticos para lidar com a fissura: Beber muita água; Carregar alimentos de baixa caloria (pedacinhos de vegetais crus) e balas ou chicletes dietéticos; Fazer exercícios físicos; Respirar profundamente.
Respirando profundamente:
A maneira correta de respirar é deixar o abdômen se expandir enquanto se inspira. Para relaxar a expiração deve levar maior tempo que a inspiração
Atividade Física: Os exercícios físicos devem ser aumentados gradualmente e o médico deverá ser consultado antes de fazer uma mudança maior na sua atividade física.
Benefícios da Caminhada: É menos cansativo que a maioria dos exercícios; Queima calorias; Ajuda a reduzir a fissura; Ajuda a diminuir tensão e nervosismo; Está disponível em qualquer época e na maioria dos locais.
Métodos que melhoram a forma de lidar com o estresse:
Assertividade -       expressar o que pensa ou sente. Ex:
Falar usando frases curtas e diretas;
Usar expressões como “Eu penso...”, “Eu acredito...”, “Em minha opinião...” de forma a assumir a responsabilidade pelas próprias ideias;
Pedir aos outros para esclarecerem os pontos que você não entendeu;
Pensamento positivo – a maior parte do desconforto experimentado pelos que tentam parar de fumar é proveniente de pensamentos negativos. A saída é o pensamento construtivo.
Os seus pensamentos geram os seus sentimentos.
TAREFAS: Realizar os exercícios de relaxamento; Beber água; Ingerir alimentos com pouca caloria; Fazer exercícios físicos; Respirar profundamente.
Sessão três
Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar
Relembrando:
Sintomas de abstinência (fissura, tensão, formigamento nos braços e nas pernas, peso na cabeça, tontura, dificuldade de concentração, tosse, sonolência ou insônia, constipação intestinal); Respirar profundamente; Relaxamento muscular; Exercício de fantasia; Assertividade e pensamento construtivo.
Melhorias físicas após parar de fumar
Aumento de energia física; Agilidade para atividades comuns; Respiração mais fácil; Melhorias no paladar e olfato.
Quais os benefícios físicos que vocês tiveram desde que pararam de fumar?
Ganho de peso: Após parar de fumar, cerca de um quarto dos fumantes ganham peso. Existem várias razões pelas quais os indivíduos ganham peso: Você sente a necessidade de colocar algo na boca para substituir o cigarro; Você decide se permitir uma alimentação extra como prêmio; Sua saúde como um todo melhorou; pode haver mudança no metabolismo.
Refeições ligeiras com poucas calorias:
No primeiro caso, os indivíduos podem levar consigo guloseimas dietéticas (balas, chicletes, por exemplo) ou um pedacinho de pau-de-canela ou cristais de gengibre.
Na segunda situação, o indivíduo pode selecionar um prêmio por ter deixado de fumar que não seja um alimento.
Em todos os casos pode-se evitar o ganho de peso fazendo exercícios e procurando incluir alimentos pouco calóricos, como vegetais crus, em suas refeições.
É importante lembrar que o ganho de peso é temporário. Na maioria dos casos, ocorre nos primeiros meses após a cessação. Após um ano sem fumar o peso tende a retornar para os níveis esperados para sexo e faixa etária de não fumantes.
Álcool
Costuma haver um forte vínculo entre beber e acender um cigarro. Quimicamente as ações do álcool e da nicotina são muito diversas, uma vez que o álcool é um agente depressor e a nicotina é um estimulante.
Se os participantes forem beber assim que abandonarem o fumo, pode ser útil modificar, de alguma maneira, tanto o que bebem quanto o seu estilo de beber. Isso diminuirá a associação entre a bebida e o fumo
Muito importante:
Conversem com pessoas com atitudes construtivas, sobre o seu desejo de parar de fumar; Não conversem sobre esse assunto com pessoas de atitudes não construtivas; Tarefas: Ler a sessão 3 do Manual do Participante; Fazer exercícios de relaxamento; Fazer exercício físicos; Beber muita água; Consumir alimentos com poucas calorias; Respirar profundamente.
Sessão 4 – Benefícios obtidos após parar de fumar
Relembrando: Melhorias físicas após parar de fumar: Aumento de energia física; Agilidade para atividades comuns; Respiração mais fácil; Melhorias no paladar e olfato.
Razões para o ganho de peso: Você sente a necessidade de colocar algo na boca para substituir o cigarro; Você decide se permitir uma alimentação extra como prêmio; Sua saúde como um todo melhorou; Pode haver mudança no metabolismo.
Álcool
Se os participantes forem beber assim que abandonarem o fumo, pode ser útil modificar, de alguma maneira, tanto o que bebem quanto o seu estilo de beber. Isso diminuirá a associação entre a bebida e o fumo.
Conversar com pessoas com atitudes construtivas, sobre o seu desejo de parar de fumar;
Não conversar sobre esse assunto com pessoas de atitudes não construtivas;
Benefícios indireto do parar de fumar:  São aqueles que ocorrem como parte de um processo global. Por exemplo:
O ex-fumante deve sentir-se orgulhoso de ter parado de fumar e isso pode aumentar a sua autoestima; pode torna-se mais assertivo e usufruir de maior prazer nas situações sociais; ainda pode descobrir um novo esporte.
Prevenindo a recaída: Razões pelas quais muitos voltam a fumar:
Um ex-fumante pode passar por uma crise como a morte de um parente ou um acidente de automóvel. Uma resposta a essa crise pode ser procurar o cigarro. Outros que desejam confortá-lo podem oferecer o cigarro. E o ex-fumante pode aceitá-lo sem pensar.
O caminho para se prevenir dessas possíveis situações é pensar, mas razões pelas quais não gostariam de voltar a fumar mesmo numa crise.
Sugestão: Pensem em uma frase que expresse sua razão mais forte para não voltar a fumar. Escrevam essa frase em um cartão e mantenha-o sempre com você.  Guarde essa frase e não compartilhe com os demais.
Uma segunda razão pelo qual o ex-fumante retorne a fumar é o fato de sentir-se totalmente bem e pensar que pode fumar um ou dois cigarros por diversão.
          A regra é: evite um cigarro e você evitará todos os outros.
Outros recaem porque sua experiência ao abandonar o cigarro foi desagradável, seja porque engordou ou tiveram problemas para controlar o estresse.
EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO...
Benefícios em longo prazo: A tosse desaparecerá; A bronquite crônica desaparecerá; Os riscos de doença cardíaca, enfisema e vário tipo de câncer continuarão a diminuir com o passar do tempo;
Tarefas: Leitura da Sessão quatro do Manual do Participante;
Sessão de Manutenção:
A enfermeira, ou equipe de trabalho envolvida nesse grupo antitabagismo continua relembrando os benefícios sem o cigarro e todas as informações transmitidas durante as reuniões.
 
 
PREVISÃO DO TEMPO
ACESSO RÁPIDO
REDES SOCIAIS
RECEBA NOVIDADES DA PREFEITURA
Insira seus dados abaixo para receber informativos sobre o que acontece em nossa Gestão:
Prefeitura Municipal de Serra da Saudade
Praça Ademar Ribeiro de Oliveira, 130
CEP 35617-000 - Serra da Saudade/MG
Todo material publicado neste website poderá ser distribuído
gratuitamente perante notificação prévia no e-mail:
contato@serradasaudade.mg.gov.br
Administração 2017-2020
Desenvolvimento: iSoluçõesWEB